x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 846

Imposto de Renda - Dedução

pedro junior

Pedro Junior

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 09:43

Bom dia, gostaria de saber em relação às deduções de educação no imposto de renda, que neste ano estão limitadas à R$ 2.708,94. A minha dúvida é se esta dedução feito pelo declarante é TOTAL ou POR DEPENDENTE, pois pesquisei no site e não achei nada a respeito.
Agradeço a quem possa ajudar.

JOELSON VERISSIMO TIBURCIO

Joelson Verissimo Tiburcio

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 18:42

Prezados:

Acompanhem-me no seguinte caso:

-Paguei várias despesas médicas em 2009 referente a um tratamento de câncer do meu irmão, tenho todos os recibos e notas fiscais em meu nome e CPF, porém, quase todos os recibos citam que o paciente era o meu irmão (falecido).

Pergunta:
-Posso deduzir os valores destes recibos em minha declaração de IR 2010, uma vez que todos estão em nome e CPF ?





Atenciosamente,





C O N T A D O R 2 4 : H O R A $®

Belo Horizonte|MG

Joelson V. Tibúrcio

Técnico e Contador

Oculto | 8473-9329

@Oculto

Quer contabilizar sua empresa ?

Conte com a gente !



Acesse:

http://contador24horas.blogspot.com/

Trabalhamos sempre no intuito de superar suas expectativas!

Antes de imprimir, pense no planeta!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 7 abril 2010 | 08:19

Bom dia Joelson,

A despeito de você ter pago todas as despesas médicas mencionadas, uma vez que consta o nome de seu irmão como paciente, só poderá deduzí-las de sua Declaração de Ajuste Anual (DIRPF) se você detiver a guarda judicial dele.

É o que consta na Relação de Dependência constante do menu ajuda do programa:

24 - Irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a) sem arrimo dos pais, do(a) qual o contribuinte detém a guarda judicial, até 21 (vinte e um) anos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: