x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 1.899

IRPF 2010 Despesas Médicas

Paulo César

Paulo César

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 11:38

Bom dia Amigos,

Tenho a seguinte dúvida:

Onde lançar as despesas médicas de Natimorto? Os pais apresentam as declarações separados. Posso lançar essas despesas na declaração do Pai, como despesa dele? Todas as Notas Fiscais e recibos foram emitidas em nome do pai.

Um abraço!

Paulo César

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 13:11

preciso de uma luz!
empresa no regime presumido emitiu nf.eletronica da prefeitura no vr. de 10700,24 e descontou IR no valor de 2249,79, e segundo informações que eu obtive foi que tem que abater o inss,alguem poderia me informar se teve alguma alteração na retenção do IR?
pelo que sei teria que ter retenção do 4,65%
ramo de atividade é serviços médicos!

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 13:12

preciso de uma luz!
empresa no regime presumido emitiu nf.eletronica da prefeitura no vr. de 10700,24 e descontou IR no valor de 2249,79, e segundo informações que eu obtive foi que tem que abater o inss,alguem poderia me informar se teve alguma alteração na retenção do IR?
pelo que sei teria que ter retenção do 4,65%
ramo de atividade é serviços médicos!

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 19:38

Boa noite Paulo,

A dedução do dependente natimorto é permissiva pelo valor total anual e pode ser "aproveitada" na DIRPF do pai ou da mãe.

Entretanto se ambos declaram separadamente esta dedução só poderá ser informada da DIRPF de um dos dois.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 15 anos Domingo | 7 março 2010 | 13:24

Boa tarde Joisy,

A tal "novidade" não abrange apenas empresas inativas.

O contribuinte poderá ser sócio de qualquer empresa sujita a qualquer tipo de tributação que esteja inativa ou não.

Se não tiver outros motivos que obriguem-no a entregar a DIRPF, estará dispensado da entrega, pois pela novas regras, apenas o fato de participar do Quadro Societário de empresas, não mais o obriga entregá-la.

...

Paulo César

Paulo César

há 15 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 09:58

Bom dia!

Saulo, obrigado pela resposta!
Mas ainda persiste uma dúvida, na hora de informar as despesas, eu informarei que são despesas do Declarante? Porque não tem como cadastrar o dependente.

Aguardo

Paulo César

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 15 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 06:54

Bom dia Paulo,

Não entendi seu questionamento.

De quais despesas estamos "falando"?
Por que não cadastrar o dependente?

Dê-nos mais detalhes para que possamos orientá-lo a contento.

...

Paulo César

Paulo César

há 15 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 22:57

Boa noite!

É o seguinte: Na certidão de natimorto não consta os dados da criança, somente dos pais, por isso não tem como cadastrar a criança como dependente.

As despesas que menciono são referentes ao parto realizado do natimorto.

Espero te sido claro.

Um Abraço,

Paulo César

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 15 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 21:37

Boa noite Paulo,

A inclusão do Natimorto como dependente na DIRPF só se dará se à ele for dado nome. Em alguns municipios, para o enterro, exige-se este tipo de identificação, mesmo tratando-se de natimorto.

Entretanto, se as despesas em questão são as que se referem ao parto do natimorto, nos comprovantes deve constar o nome da mãe.

Vale dizer que devem ser informadas como despesas dela, (a mãe) na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" com o código 20 - "Hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil".

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade