Felipe da Silva
Iniciante DIVISÃO 3 , Vendedor(a)Olá pessoal, tudo bem?
Em junho/2019 precisei abrir um CNPJ (MEI) só para poder receber alguns valores de uma empresa que me devia. Recebi de Junho a Dezembro de 2019 alguns valores. Por eu ser leigo, pensei que não teria problemas os valores no total terem sidos de 61 mil reais já que o limite anual seria de 81 mil reais. E Já que eu não precisaria mais ter a empresa aberta, em Março/2020 solicitei a baixa do MEI através do Portal do Empreendedor na qual foi aceita sem problemas. Porém vi em muitos sites que seria necessário que eu fizesse a entrega da declaração anual referente a 2019 para que eu fizesse a declaração de extinção. Quando fui tentar fazer a declaração recebo a informação que o valor recebido ultrapassou o limite do MEI e foi aí que descobri que estes 81 mil reais de limite na verdade são proporcionais ao mês que abri a empresa, logo lá pela terceira nota fiscal emitida de 2019 eu já estava desenquadrado.
Ok, até aí tudo bem. Mas fica abaixo minhas dúvidas:
1) O que eu faço pra pagar os impostos proporcionais sendo que eu não consigo fazer a declaração já que o sistema exige que eu desenquadre o MEI para ME e já que ele me impossibilita que eu entregue a declaração?
2) Ao tentar solicitar o desenquadramento no Portal do Empreendedor, o próprio sistema me mostra que eu já dei baixa, logo eu não posso solicitar esse desenquadramento. Então como vou fazer o desenquadramento de uma empresa já baixada pra poder aí sim entregar a declaração anual?
To mais perdido que tudo, muito obrigado!!! =)