x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.150

Dei baixa no MEI mas não consigo enviar declaração porque desenquadrei

Felipe da silva

Felipe da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 5 junho 2020 | 18:38

Olá pessoal, tudo bem?

Em junho/2019 precisei abrir um CNPJ (MEI) só para poder receber alguns valores de uma empresa que me devia. Recebi de Junho a Dezembro de 2019 alguns valores. Por eu ser leigo, pensei que não teria problemas os valores no total terem sidos de 61 mil reais já que o limite anual seria de 81 mil reais. E Já que eu não precisaria mais ter a empresa aberta, em Março/2020 solicitei a baixa do MEI através do Portal do Empreendedor na qual foi aceita sem problemas. Porém vi em muitos sites que seria necessário que eu fizesse a entrega da declaração anual referente a 2019 para que eu fizesse a declaração de extinção. Quando fui tentar fazer a declaração recebo a informação que o valor recebido ultrapassou o limite do MEI e foi aí que descobri que estes 81 mil reais de limite na verdade são proporcionais ao mês que abri a empresa, logo lá pela terceira nota fiscal emitida de 2019 eu já estava desenquadrado.

Ok, até aí tudo bem. Mas fica abaixo minhas dúvidas:

1) O que eu faço pra pagar os impostos proporcionais sendo que eu não consigo fazer a declaração já que o sistema exige que eu desenquadre o MEI para ME e já que ele me impossibilita que eu entregue a declaração?

2) Ao tentar solicitar o desenquadramento no Portal do Empreendedor, o próprio sistema me mostra que eu já dei baixa, logo eu não posso solicitar esse desenquadramento. Então como vou fazer o desenquadramento de uma empresa já baixada pra poder aí sim entregar a declaração anual?

To mais perdido que tudo, muito obrigado!!! =)

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 7 junho 2020 | 09:30

Felipe da Silva, bom d!a!
01 - Sou contador e qdo as pessoas solicitam que eu faço abertura de MEI, peço para q eles vejam, primeiro um vídeo da internet chamado: "5 pegdinhas do MEI". Ficam bravos. .  dão uma disfarçada, levantam e vão embora. . .
        1.1 - É preciso que o futuro candidato a MEI, veja, leia, estude, analise toda a legislação, antes de abrir, para ver se é isto mesmo que lhe interessa,. . .
                1.11 -  Na televisão é tudo maravilhoso. . .

paulo dos santos

Paulo dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 7 junho 2020 | 12:51

Temos duas situaçoes que vc precisa analisar com multa calma existe o certo 100% e a realidade possivel nesse momento
vc alterar o valor faturado para dentro do limite permitido e fazer tudo como MEI

ou solicita o desenquadramento de forma retroativa, só que ai vc deixara de ser MEI e terá todas as obrigações acessorias em atraso, alem dos valores que ira declarar como uma empresa normal do simples nacional, tendo os impostos a pagar com multas e juros

Contador Atuante que busca oferecer oportunidades legais para os seus Clientes reduzir sua carga tributaria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.