x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 59

Auxilio Universidade - IRRF

Rebeca

Rebeca

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 3 anos Sexta-Feira | 5 junho 2020 | 19:05

Boa noite, a empresa em que eu trabalho me auxilia com 50% do valor da mensalidade da seguinte maneira:
Eles pagam o boleto com o valor total e em minha folha de pagamento está lançado o valor total da mensalidade como auxílio universidade nos vencimentos e na folha também há o desconto de metade do valor da mensalidade (que seria a parte em que eu devo pagar). No campo Pagamentos Efetuados devo lançar os 50% efetivamente pago pela empresa no IR na coluna Parcela não dedutível/valor reembolsado? E o valor que é descontado do meu salário em Valor pago? Me desculpem pelo título, o certo seria apenas IR, vi apenas depois que criei o tópico e não consigo alterar

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 12:46

São dedutíveis os pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes
relacionados na declaração, inclusive de alimentandos, em decorrência de cumprimento de decisão judicial,
ou de acordo homologado judicialmente ou de escritura pública, efetuados a estabelecimentos de ensino,
relativamente:
1. à educação infantil, compreendendo as creches e as pré-escolas;
2. ao ensino fundamental;
3. ao ensino médio;
4. à educação superior, compreendendo os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado
e especialização);
5. à educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico.
(Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, art. 8º, inciso II, "b"; Regulamento do Imposto sobre a
Renda - RIR/2018, art. 74, aprovado pelo Decreto nº 9.580, de 22 de novembro de 2018; e Instrução
Normativa RFBF nº 1.500, de 29 de outubro de 2014, art. 91)

 A Receita Federal entende este caso externando entendimento por meio do perguntas e respostas DIRPF 2020, sendo:

"DESPESAS COM INSTRUÇÃO - AUXÍLIO
395 — Contribuinte assalariado que recebe do empregador ou de entidade a que esteja filiado, auxílio
para pagar despesas com instrução própria e de seus dependentes, pode deduzir o total das
despesas efetivamente realizadas?
Sim, mas as importâncias recebidas para esse fim se constituem em rendimento tributável, qualquer que tenha
sido a designação adotada pelo empregador para intitular essas vantagens, inclusive na hipótese de a
empresa optar pelo reembolso diretamente aos empregados e filhos destes dos seus gastos com educação.
(Regulamento do Imposto sobre a Renda - RIR/2018, art. 36, inciso I, aprovado pelo Decreto nº
9.580, de 22 de novembro de 2018)"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.