x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.560

IRPJ E CSLL !! Quando Compensar ?

raphael isaac

Raphael Isaac

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 17:46

Ola pessoal

Gostaria que voces me aujudem com a seguinte questao.
Uma empresa do LR trimestral ao final do 1 trimestre deve provisionar os valor de IRPJ E CSSL porem esta provisao deve ser feita de que maneira?

1) Ao final do trimestre eu devo Creditar o Passivo e Debitar o Ativo
e deixar os valores da provisao na minha conta de A Recuperar, para ser compensado no final do ano junto com os dos demais trimestres na hora da entrega da DIPJ ?

2)Ao Final do trimestre eu devo provisionar Creditando o Passivo e Debitando as Despesas, e assim sendo eu ja vou ter compensado os valores no trimestre seguinte e nao no final do ano.

Das 2 alternativas acima se alguem puder me dizer qual a correta e se possivel me dar uma base legal para eu argumentar com meu contador eu fico muito grato.

Obrigado a todos !!!

raphael isaac

Raphael Isaac

há 15 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 21:07

Grande Saulo, muito grato pela sua colaboração, eu so não busquei informações antes de postar pois estava entre uma briga de 2 contadores e nao sabia qual conselho seguir, mais agora que a maré baixou continuarei buscando o conhecimento nas horas vagas.
Muito grato pela colaboração.

raphael isaac

Raphael Isaac

há 15 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 13:42

saulo, seguindo suas recomendaçoes eu me informei melhor sobre o assunto, mais mesmo assim continuo nao confiando nas informaçoes encontradas, isso sem contar com a divergencia de informaçoes entre os dois contadores da minha empresa, um deles me afirma que eu devo deixar os valores para compensar somente no final do ano junto com o DIPJ, e o outro me afirma que devo compensar ao final de cada trimestre, eu nao consigo tomar nenhuma medida sem uma base legal solida para os meus argumentos, caso voce possa me ajudar eu ficaria muito grato.

OBS: este problema de imcompatibilidade de informaçoes se dá pois tenho 2 contadores na empresa, um faz minha contabilidade e o outro faz a minha escrita, e eu faço os lançamentos e fechamentos para os dois, porem sou bem novato na area contabil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade