x
2020-06-15T15:29:40-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 70

acessos 28.856

há 15 semanas Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 16:36

Boa tarde!
Peguei hoje um caso deste, o Hash Code recebemos dia 26/06 do Pronampe pelo e-cac porém a ECF ainda não tinha sido transmitida. O cliente mandou o recebido pra CEF porém esta retornou que precisa do documento atualizado!
Alguém sabe como pedir um novo?
Att.,

Gabriela Silveira
financeiro@rhogan.com.br
há 15 semanas Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 16:49

Boa tarde!

Em meu contato com a RFB, eles têm informado que o processamento da ECF pode demorar até um mês. Eu entreguei minhas declarações dia 25/06 e recebi a carta hash no dia 26/06 com os valores "N/D". Embora a RFB oriente a retificar caso haja alguma divergência de valores, no meu caso não é possível, porque todos os registros estão escriturados corretamente, especialmente o P200 e L300 (presumido e real respectivamente). Então o que resta é aguardar. Alguns bancos estão solicitando o envio destes registros também, mas outros bancos têm sido irredutíveis sobre fazer a avaliação de crédito somente com a hashcode.  

há 14 semanas Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 12:03

Sobre o MEI tenho cliente que não recebeu a hascode tem como solicitar esse envio?? Quais canais vc tem usado pra isso? Obrigada!

Leila Cristine Pokes Moreschi
Analista RH
Curitiba-PR

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens"
Colossenses 3:23
há 14 semanas Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 16:55

Boa tarde a todos.
Quem receber de MEI por favor avise aqui, pois tambem estou esperando!

Já quem é Presumido ou Real deve entregar a ECF 2019/2020 antecipadamente (prazo 31/07/2020 se nao prorrogarem) e aguardar o HASH Cod atualizado (que pode demorar até 30 dias). Isso li no manual do PRONAMPE da propria Receita Federal.

Ou seja, contadores que lutem! E ainda o CRC pede para os contadores auxiliarem os clientes para conseguirem o PRONAMPE. ...eles que criem um canal de atendimento e atendam os empresarios! Jogar para os outros fazerem é facil né?

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
há 14 semanas Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 09:47

Bom dia,

Janaina, você teria o link deste manual? Não encontrei e os clientes estão aflitos sobre essa demora do hash code atualizado... já sabia dessa informação, mas queria ter uma base "legal" para enviar aos clientes.

há 14 semanas Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 11:54

Rodrigo Santos  bom dia.

É o link que nosso colega Douglas postou acima.  Lá constam as seguintes informacoes:
* A retificação das declarações será carregada na atualização semanal com envio de nova mensagem para o DTE.
* É preciso entregar a ECF declarando a receita bruta. Após a entrega, será necessário aguardar a realização do processamento da declaração, para que a informação esteja disponível, o que pode levar até um mês.
Rodrigo Santos

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 08:23

Caros amigos, ainda estou perplexo com essa história das empesas do Lucro Presumido serem obrigadas a esperar o novo HASH CODE... 
Porém relendo a carta, vejo o seguinte dizer: 
O Programa prevê que a criação de linha de crédito para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com mais de um ano de abertura, será de até 30% da receita bruta anual do EXERCÍCIO 2019, declarada na Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Ou seja se é EXERCÍCIO 2019, então os valores base são referente ao CALENDÁRIO 2018, ou seja a carta do PRONAMPE está certa.

Estou muito louco ou é isso mesmo?

há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:00

Bom dia!

Parece que seu raciocínio está correto. E a princípio, a oferta é baseada no faturamento de 2018 (exercício 2019/calendário 2018), de acordo com o art 2° da lei 13.999/2020. Pelo menos aqui na minha cidade, os bancos têm exigido a carta com os dados dos 2 anos calendários (2018 e 2019), mesmo levando em consideração o seu raciocínio e que vai ao encontro da referida Lei e Portarias 978/2020 e 1.039/2020. Ou seja, se depender da avaliação do banco, tem que ter os dois faturamentos, mas pelos legisladores, apenas o de 2018 informado é suficiente para avaliação do crédito ao interessado. 

há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:09

Bom dia!!!

Estou na mesma situação, a ECF foi entregue em 24/06 e a mensagem via E-cac veio com a mensagem N/D dia 26/06. Hoje já o 15° dia útil após a entrega da ECF e ainda não chegou nova mensagem. Será que realmente a Receita vai enviar um novo lotes de mensagem atualizando a Receita Bruta? Alguém que entregou nesse prazo ou retificou a declaração, já recebeu?

há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:43

Bom dia a todos!
Tenho duas empresas que embora tributadas pelo Lucro Real, possuem o faturamento dentro das regras do simples, entreguei as ECFs em maio, dentro do prazo antigo, ambas receberam o comunicado da RF através do Portal Ecac, com valores da Receita e o Hash Code, no entanto, o banco não consegue liberar o financiamento, acusa código inválido, alguém já teve a mesma situação?

há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:56

Bom dia!!!

Estou na mesma situação, a ECF foi entregue em 24/06 e a mensagem via E-cac veio com a mensagem N/D dia 26/06. Hoje já o 15° dia útil após a entrega da ECF e ainda não chegou nova mensagem. Será que realmente a Receita vai enviar um novo lotes de mensagem atualizando a Receita Bruta? Alguém que entregou nesse prazo ou retificou a declaração, já recebeu?
Bom dia!

Parece que para não optantes pelo SN, a informação dada pela RFB é que para a ECF ser processada pode demorar em média 30 dias.

há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 10:27

Pessoal, 
No documento que a RF libera, é clara a informação de que a Linha de crédito foi criada pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, estas possuem ME ou EPP, na Razão Social.
As duas empresas que tenho, embora com faturamento de simples, foram desenquadradas de ME e EPP por terem uma S?A no quadro societário, ou seja, não terão direito ao Pronampe.
Resumo, a RF manda o comunicado com o Hahs Code pra todos que possuem faturamento que se enquadre, mas não explica que não será liberado, pra variar...
Estou colocando a informação aqui para esclarecer a outros que possam vir a ter a mesma situação.

há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 10:59

Pessoal, 
No documento que a RF libera, é clara a informação de que a Linha de crédito foi criada pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, estas possuem ME ou EPP, na Razão Social.
As duas empresas que tenho, embora com faturamento de simples, foram desenquadradas de ME e EPP por terem uma S?A no quadro societário, ou seja, não terão direito ao Pronampe.
Resumo, a RF manda o comunicado com o Hahs Code pra todos que possuem faturamento que se enquadre, mas não explica que não será liberado, pra variar...
Estou colocando a informação aqui para esclarecer a outros que possam vir a ter a mesma situação.
Bem observado! Mas o critério de "ME" ou "EPP" para interessados ao Pronampe e utilizando o critério de Receita Bruta da Lei 123/2006, não seria apenas para enquadramento como "ME" ou "EPP". Pergunto por que tenho lucro presumido que tem a expressão "ME", fatura menos de R$ 360.000,00 e mesmo assim não recebeu o hashcode atualizado. Embora sua observação seja importante, ainda estou em dúvida. 

há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 14:28

Boa Tarde! Estou com vários clientes que as empresas são do Lucro Presumido e que precisam da carta de crédito para levar ao banco, mas na carta o faturamento da empresa no ano 2020/2019 aparace assim (2020-2019 - N/D), já estou cansada de entrar na e-cac e solicitar informações, mas eles não explicam, apenas pedem para verificar de a ECF foi entregue corretamente. E não dão um prazo para essa situação ser regularizada. Gostaria de saber se vocês estão tendo esses mesmos problemas? Pois os clientes estão cobrando a carta, e eu não tenho uma posição para passar para eles.Neste caso o que vocês estão fazendo? 

há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 15:09

Pessoal alguma novidade sobre os MEIs que não receberam o hashcode? Como proceder?

Leila Cristine Pokes Moreschi
Analista RH
Curitiba-PR

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens"
Colossenses 3:23
há 14 semanas Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 15:21

Receita sendo Receita!
Minhas declarações ECF's foram enviadas em 04 e 05/06/2020. No perguntas e respostas diz o seguinte:
"O que acontece quando entrego novas declarações?Novo comunicado será enviado para os contribuintes que entregarem ou retificarem as declarações
Perguntas e Respostas - Pronampe 8
após o recebimento da primeira correspondência. A nova correspondência será encaminhada em
até 15 dias após a transmissão do PGDAS, ou na primeira semana do mês seguinte após a transmissão da ECF"
Perguntem se recebi alguma carta atualizada na primeira semana do mês seguinte?

Nada fácil praticar contabilidade!

há 14 semanas Quinta-Feira | 16 julho 2020 | 07:47

Bom dia a todos!
Eu consegui me comunicar com o Chat da RF, o atendimento pela manhã é rápido, embora não tenha solucionado meu problema, vou deixar o caminho abaixo.
entrar no portal e-cac, clicar na aba outros e depois na aba de serviços disponíveis via chat, mesmo não tendo listado o assunto que precisava falar, utilizei a opção CNPJ e o atendente direcionou-me para a o setor...

há 13 semanas Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 12:34

Boa tarde!

Ótima notícia! Contribuintes receberam a nova carta com a ECF processada. Entreguei as ECF no dia 25/06/2020 e recebi novo comunicado via e-cac dia 17/07/2020. 

Acho que está previsto novos recursos para serem liberados. 

há 13 semanas Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 10:59

Bom dia.
Algum cliente de voces conseguiu o Pronampe?
Tenho clientes SIMPLES e Presumido que pediram aos bancos, tanto de governo como particular, alem de terem pedido documentos adicionais como IR fisico dos socios, nao conseguiram o financiamento. Os bancos alegam já ter acabado a verba.
Um deles do Itau, fica desde as 6hs da manha clicando no aplicativo para fazer a simulacao e nada...o gerente disse que o valor acaba muito rapido.
Se alguem conseguiu por favor indique aqui qual banco foi.
Obrigada.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Página 2 de 3
1 2 3
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.