x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 122

Apuração IR e CS Lucro Real

Andrea  Santos

Andrea Santos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Tributos
há 3 anos Terça-Feira | 16 junho 2020 | 10:11

Bom dia, 
Gostaria de tirar uma dúvida sobre como informar darf pago a maior de IR e CS.
A empresa que trabalho não faz perdcomp ela faz a compensação mensal na propria apuração.
Então vamos lá, Apuração Lucro Real por estimativa mensal . 
Em Dezembro/2019 recolhemos a maior IR e CS.  Em Janeiro , utilizamos esse valor ( pago a maior 15.617,86 ) deduzindo do valor que tinhamos a recolher. conforme exemplo:

LUCRO ANTES DA COMPENSAÇÃO 446.923,36
( - ) COMPENS. 30% BASE NEGATIVA CSLL
LUCRO ANTES DA CSLL 446.923,36
CSLL DEVIDA -PROVISÃO ACUMULADA 40.223,10
( - ) DARF Recolhido (SD ACUMULADO)( - ) DARF Recolhido (SD ACUMULADO) - 15.617,86
( = ) CSLL A RECOLHER 24.605,24

Minha dúvida é : Tenho que informa mensalmente na apuração esse valor (15.617,86) ?



























Desde já agradeço pela atenção.

















Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 29 junho 2020 | 10:24

Bom Dia Andrea,

Andrea eu posso estar enganada, mas eu acredito que a partir do momento que foi disponibilizado o perd/comp para restituir e ressarcir impostos pagos a mais, não podemos fazer na apuração.

Mas respondendo sua dúvida:
Minha dúvida é : Tenho que informa mensalmente na apuração esse valor (15.617,86) ?
Apenas uma vez.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.