Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 67

Recebimento de ação trabalhista - IRPF

JONATAS SILVA NERY

Jonatas Silva Nery

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 16 junho 2020 | 21:42

Prezados(as), 

Realizei a entrega da DIRPF 2020 de um cliente que ganhou uma ação trabalhista de valor bruto maior que R$800.00,00 onde na planilha desse total, a empresa Reclamada deveria pagar/reter R$ 105.000.00 de imposto e tributos sejam por parte patronal como da reclamante.

A parte do IR retido na fonte da minha cliente foram R$ 44.000,00, este valor entra na regra de meses e tributação exclusiva será restituído. Ela recebeu o valor liquido abatido de todos os impostos e gastos com advogado e perito em 2019, porem a receita informa que a empresa Reclamada não confirma a retenção dos tributos. Entrei em contato com o Advogado o qual informou que o perito da cliente fez uma petição para rever os valores, pois provavelmente estão a menor do que ele entende. Sendo assim teremos que aguardar a apreciação do perito do tribunal para enfim a reclamada recolher os impostos.

A minha duvida está no seguinte:

Devo excluir o lançamento do recebimento dos valores da ação e retificar?
Devo retificar apenas com valores recebidos por minha cliente, sem a retenção e retificar?
Devo aguardar a receita intimar a minha cliente a mostrar a documentação. Uma vez que os cálculos e a ordem de pagamento foram feitas abatendo os impostos?


Grato.

Jonatas S. Nery

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.