x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.458

Apropriação crédito de PIS/COFINS - Despesas Antecipadas

Adalberto Santos de Albuquerque

Adalberto Santos de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 4 , Assessor(a) Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 18 junho 2020 | 12:00

Bom dia Pessoal!

Trabalho numa empresa de tecnologia que presta serviços voltados ao mercado financeiro, e para a nossa prestação de serviço, é necessário a utilização de softwares que contratamos que tem um prazo determinado, geralmente 12 meses, e que consideramos contabilmente como despesa antecipada.

Mensalmente, com base na despesa incorrida no mês, nos apropriamos do valor do crédito para fins de apuração de PIS/COFINS.

Porém, lendo a legislação, me parece ser possível a apropriação do crédito com base no valor integral da nota fiscal, mesmo se tratando de uma despesa antecipada, que será apropriada contabilmente por 12 meses, com base no texto abaixo:

Lei 10.833/03
Art. 3o Do valor apurado na forma do art. 2oa pessoa jurídica poderá descontar créditos calculados em relação a:
...
II -bens e serviços, utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos destinados à venda, inclusive combustíveis e lubrificantes, exceto em relação ao pagamento de que trata o art. 2o da Lei no10.485, de 3 de julho de 2002, devido pelo fabricante ou importador, ao concessionário, pela intermediação ou entrega dos veículos classificados nas posições 87.03 e 87.04 da Tipi;
...
§ 1o Observado o disposto no § 15 deste artigo, o crédito será determinado
mediante a aplicação da alíquota prevista no caput do art. 2o desta Lei sobre o valor:
I - dos itens mencionados nos incisos I e II do caput, adquiridos no mês;

...

Eu gostaria da opinião de vocês quanto a este tema, se faz sentido essa interpretação, e como que vocês costumam fazer para se apropriar dos créditos de COFINS nestes casos de despesas antecipadas.

Desde já agradeço.

Adalberto Albuquerque

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 14:45

Adalberto boa tarde

Minha opção sempre foi me creditar de PIS  e COFINS com a nota em mãos, pois fica mais fácil para o Sped Contribuições, e é apenas um cálculo.

Abç

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade