x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 700

DAS - Diferença após compensação

Thiago

Thiago

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 22 junho 2020 | 10:11

Bom dia, caros colegas!
Estou com a seguinte situação, gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido e conseguiu esclarecer:

Fiz um pagamento em duplicidade do DAS referente à competência 04/2020... No entanto, como eu ainda não havia pago o DAS da competência 03/2020, fiz uma compensação. Feito isso, ainda me restou um saldo devedor da competência 03/2020. Minha dúvida é a seguinte: como faço para gerar essa diferença? Tenho que fazê-la por um DAS avulso, ou o próprio PGDAS vai apurar essa diferença e disponibilizar o DAS com o restante do valor para emissão? Busquei auxílio no CHAT da RFB no e-CAC, mas a atendente não soube esclarecer por definitivo essa dúvida, disse que devo procurar a opção "DAS COMPLEMENTAR" no sistema e fazer a geração por lá. Mas não se trata de DAS complementar, porque não houve retificação da apuração, nem imposto gerado, originalmente, a menor. 

Agradeço a quem puder ajudar.

William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 22 junho 2020 | 15:44

Thiago boa tarde.

    Acredito que se você gerar novamente o DAS sairá apenas com o valor faltante, o próprio sistema irá reconhecer o abatimento. 

Thiago

Thiago

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 24 junho 2020 | 08:26

Olá, William. Obrigado pela resposta. 
Sim, verdade. Mas essa diferença ainda não está aparecendo para mim, porque justamente essa competência da compensação teve o vencimento prorrogado. Então vou ter que esperar o PGDAS processar para, assim, gerar a diferença.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.