x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 204

Empresa de Associação

Maria Ines

Maria Ines

Prata DIVISÃO 2, Operador(a) Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 23 junho 2020 | 10:32

Gostaria de saber, sobre emrpesa ASSOCIAÇÃO.
Empresa ja já está aberta é uma associação (sem fins lucrativos)  de caminhoneiros no qual vai adquirir produtos como : peças combustiveis
para atender os associados. MInha duvida como irei dar saída desses produtos adquiridos!, será que é emitindo Nota Fiscal? mas não pode
gerar lucro. Gostaria ajuda de alguem por favor

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 11:44

Maria Inês bom dia,
Você compra e distribui de graça? Se sim, não precisa emitir nota, pois a Associação não deve ter Inscrição Estadual correto?
Emita recibos de entrega apenas.

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Maria Ines

Maria Ines

Prata DIVISÃO 2, Operador(a) Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 13:05

Telma,
Na verdade não é de graça os associados irão pagar um preço mais baixo tipo 5% a mais do preço de custo,
e este valor que pagou digamos (lucro de 5%) será revertido para a associação, para manter a empresa, pois
tem energia, funcionários etc. Não tem nada gratuito ne´a Associação adquere e repassa pra os associados.
entendeu ??

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 13:17

Maria Inês boa tarde!
essa venda  consta no estatuto desta associação? Caso afirmativo caberia ter a inscrição estadual e vender essas mercadorias. Nem tudo em uma associação e isento ou imune a tributos ok.

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 13:26

Ah entendi Maria Inês, e o Luciano respondeu para nós..rs

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Maria Ines

Maria Ines

Prata DIVISÃO 2, Operador(a) Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 13:37

Luciano ! 
Primeiro lugar te agradeço pela sua atenção.
Está no estatuto sim, e tbem tem a inscrição estadual.
Gostaria que me explicasse então, aproveitadno da sua boa vontade, como que funciona
uma Associação como essa ? Na verdade eu não sei por onde começar.
Tenho que emitir a NF ? qual CFOP ? tem impostos e quais são?
Voce ainda disse que nem tudo numa associação  ´isento e imune a tributos, neste caso tem tributos?

te agradeço desde já

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 3 anos Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 13:46

Olá Maria Inês, vou tentar te ajudar:

Está no estatuto sim, e tbem tem a inscrição estadual. Ok perfeito
Gostaria que me explicasse então, aproveitadno da sua boa vontade, como que funciona
uma Associação como essa ? Na verdade eu não sei por onde começar.
Tenho que emitir a NF ?  SIM , assim como deve possuir as notas de aquisição das mesmas. qual CFOP ?  cfop 5102  venda de mercadoria de terceiros .tem impostos e quais são  Então o ICMS é devido nesta venda não sei a aliquota de icms isso tem que ver no seu estado de origem .
Voce ainda disse que nem tudo numa associação  ´isento e imune a tributos, neste caso tem tributos?  Vamos lá associação só goza da isenção de tributos federais no exercicio do objeto da atividade do estatuto. Portanto ao vender ou prestar serviços de atividades fora do seu estatuto estas podem ser tributadas.

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.