x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.171

Reclassificação contábil

damiao jose martins junior

Damiao Jose Martins Junior

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 12:22

Boa tarde!

Empresa inicialmente criada com atividade principal de CNAE 6463-8/00 - Outras sociedades de participação, exceto holdings, tem seu capital integralizado através de imoveis próprios dos sócios, apos um certo período foi feita a alteração de CNAE principal para 6810-2/01 - Compra e venda de imoveis próprios, minha duvida posso reclassificar esses imoveis integralizados do ativo imobilizado para o estoque de atividade imobiliária ?

Se sim, numa venda de algum imóvel posso aplicar o percentual de venda do lucro presumido ou tenho que pagar o imposto como venda de ativo imobilizado?

William P. Da Silva

William P. da Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 13:34

Boa tarde!

Você pode sim tanto transferir uma ativo para seu estoque e vendê-lo posteriormente, quanto vender diretamente do ativo, o que você precisa ter cuidado é nos impostos envolvidos na transação, se foi creditado algum imposto na aquisição do ativo você precisará estorná-lo. Dê uma lida nas normas abaixo:

NBC TG 16 - Estoques
NBC TG 27 - Ativo Imobilizado 
NBC TG 31 - Ativo não circulante mantidos para venda.

damiao jose martins junior

Damiao Jose Martins Junior

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 14:04

Boa tarde!

Obrigado pela resposta, se eu entendi bem na integralização desses bens eu tenho que escriturar da seguinte forma ?

D - Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada
C - Capital social

E quando eu fizer a reclassificação para o estoque:

D - Estoque de atividade imobiliária
C - Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada

Seria isso ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.