Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 361

LANÇAMENTO CONTÁBIL

Fernando

Fernando

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 11:21

Bom dia! estou como uma duvida quanto ao lançamento contábil de devoluções de vendas de mercadorias empresas optantes do Lucro Presumido para determinar a base de IRPJ e CSLL. Eu faço o lançamento da seguinte forma das receitas  D - Caixa ou banco C - Revendas de Mercadorias e das Devoluções D - Revendas de Mercadorias C - Caixa ou Banco. Gostaria de saber se esta correto este lançamento das devoluções ou eu teria que simplesmente deixar sem contabilizar as notas que foram devolvidas?
    

Rafael Casagrande

Rafael Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 18:03

Olá Fernando, boa tarde
Tudo certo?

A lógica que você apresentou está certa, mas o lançamento da devolução não deve debitar a conta de Receita, e sim uma conta específica.

Essa conta é redutora e ficará no mesmo grupo das receitas com mercadoria, da seguinte forma:

RECEITAS DE VENDA
Venda de Mercadorias
(-) Deduções de Tributos, Abatimentos e Devoluções

O lançamento da devolução será:

Devolução da Venda:
D- Devoluções de Vendas (Resultado)
C- Clientes/Caixa/Banco (Ativo Circulante)

Estorno do custo:
D- Estoque (Ativo Circulante)
C- Custo da Mercadoria Vendida (CMV) (Resultado)

Gerencialmente é importante ter essa segregação entre Receita com vendas e Devolução nos relatórios contábeis, se o saldo da conta contábil for considerável pode indicar possíveis falhas na operação da empresa, podendo ser uma falha comercial ou até de logística.

Fernando

Fernando

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 16:00

Boa tarde! Muito Obrigado Rafael. Nas empresas do Lucro Real já faço esses lançamentos que você colocou, eu lancei também nas do Lucro Presumido Porem quando fui fazer a ECD e ECF o programa não considera as devoluções para redução da base de calculo do IRPJ e CSLL, O programa considera apenas a Receita bruta para cálculos desses dois Impostos. Você teria alguma dica para me passar? Grato desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.