x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.022

IRPF Financiamento de veículo

Silvana Reggiani

Silvana Reggiani

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 22:51

Olá!

Vendi um veículo em 2009 e com o valor dele dei entrada em um outro.
Gostaria de saber se o valor dado de entrada tem que ser somado ao total das parcelas pagas em 2009 para demonstrar a situação em 2009 do bem na declaração de bens e direitos.

Obrigada.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 08:19

Bom dia Silvana Reggiani!

Para o valor do campo "Situação em 31/12/2009", você deverá considerar todo o valor pago até 31/12/2009 para a aquisição do bem. Ou sejas, irá somas todas as parcelas pagas até 31/12/2009 mais o valor pago a título de entrada.

O § 2º, Artigo 128 do RIR/99 estabelece que "Nas aquisições com pagamento parcelado, inclusive por intermédio de financiamento, considera-se custo de aquisição o valor efetivamente pago".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Savana Roberta Gobetti Ducci

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 00:55

Boa noite,

Estou com a mesma situação da Silvana, mas minha dúvida é como declarar a venda do veículo - fiz uma troca na concessionária - vendi meu veículo e dei entrada em outro. Como declaro a venda deste veículo?
Terei que lançar a parte de Rendimentos Isentos e não tributáveis - ítem 4 - Lucro na alienação de bens e/ou direitos de pequeno valor?
Ficaria muito feliz se alguem me informasse com detalhes como devo proceder.

Muito obrigada!

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 08:22

Bom Dia Savana Roberta Gobetti Ducci!

Basicamente (a princípio) você tem apenas que informar a venda do veículo com todos os dados da operação (Data, valor da venda, nome completo e CPF do comprador, etc.).
Esta informação será colocada em continuação da descrição do bem constante na ficha "Bens e direitos", que conterá no campo "Situação em 31/12/2008" o valor do bem naquela data e, no campo "Situação em 31/12/2009" o valor será serado, já que o bem foi vendido.

Agora, veja que eu iniciei minha mensagem dizendo que este procedimento é o "basico", ou seja, o mais comum.
Para que possamos ajudá-la com mais precisão, precisamos de mais detalhes da operação, como por exemplo, se o veículo é ou não é financiado, se houve ou não ganho de capital nesta venda, qual o valor da operação, etc.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 março 2010 | 23:01

Olá Wilson,

Muito obrigada pela sua explicação e interesse em me ajudar.

Bom, o veículo que foi vendido estava quitado e na ultima declaração estava com o valor de R$ 25.000,00. Foi vendido por R$ 17.000,00 e com este valor foi dado entrada em outro veículo e o restante financiado em 24 parcelas.
Como proceder? É só dar baixa em um informando os dados da venda e zerar o valor em 31/12/09?
Se fosse um caso com ganho de capital.... como ficaria? Acredito que terei um deste... rsrs

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade