Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 162

RECOLHER INSS PELA MEI OU CARNÊ INSS, QUAL O MELHOR?

Mariana

Mariana

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 3 anos Quinta-Feira | 9 julho 2020 | 13:21

Boa tarde!

Minha mãe tem 51 anos e nunca contribuiu para o INSS. Agora ela precisa começar a contribuir para que futuramente possa se aposentar. Sei que muitas pessoas abrem uma MEI para recolher INSS à 5% de alíquota e pelo carnê do INSS é 11%, certo?
Gostaria de saber destas duas opções qual a mais vantajosa para ela?
Há problemas em abrir uma MEI apenas para recolher o INSS? se sim, quais os riscos?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 08:34

Mariana bom dia

São recolhimentos distintos.
O carnê leão é para recolhimento do IR e MEI INSS.
Para vc pagar o INSS sem ter MEI vc emite uma GPS.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
JHONAT DEIVISON DE MEDEIROS ARAÚJo

Jhonat Deivison de Medeiros Araújo

Bronze DIVISÃO 4
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 08:43

Olá, Bom dia!

Mariana, minha querida.
Na minha opinião, a melhor forma para ela, seria abrir um MEI , PQ?
Pelo fato dela nunca ter contribuído com o INSS. Hoje, mulher se aposenta com 60 anos, tendo pelo menos 15 anos de contribuição, certo? Sua mãe tem 51. De todo jeito, para ela conseguir se aposentar, ela teria que contribuir por pelo menos 15 anos. Se ela começar a contribuir hoje, ela poderia ter direito a se aposentar com 66 anos. Ai fica a seu critério, pagar 11% GPS ou 5% como MEI. O tempo de contribuição minima é de 15 anos para os dois, e o valor quando se aposentar é o mesmo também. Fica a seu critério. 

Abraço. 
Espero ter contribuído de alguma forma. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.