x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 550

Desenquadramento do Simples Nacional

Tainã Carvalho

Tainã Carvalho

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 17:49

Boa tarde.

Estou com uma empresa que é optante pelo simples nacional. Ela veio do antigo contador já com a opção e verificamos que a melhor forma de tributação para ela seria o lucro presumido, mas informei ao cliente que somente será possível optar pelo lucro presumido a partir de 2021, já que seria feito o desenquadramento por opção da empresa. Porém, ele procurou outro contador que disse a ele que é possível fazer o desenquadramento ainda este ano (2020) e pagar os impostos que ele ainda não recolheu de 04/2020 e 05/2020 no lucro presumido ou no real.
Minha dúvida é: é possível fazer isso?
Pelo conhecimento que tenho, acho que não, mas como ele trouxe essa informação de outro profissional eu fiquei na dúvida.
Agradeço a quem puder me ajudar!

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 5 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 19:01

Tainã Carvalho, boa tarde! 

Realmente, por solicitação de alteração de regime tributário não é possível; porém consegue-se esse resultado também alterando o objeto social da empresa, incluindo alguma atividade impeditiva de ser optante pelo Simples Nacional.
Fazendo-se desta forma, a empresa automaticamente recolherá seus impostos em outro regime tributário.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Consultoria Tributária e Compliance
Técnico em Contabilidade – CRC/SP
Bacharel em Direito | MBA em Gestão Tributária – USP | Mestrando em Direito
DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 17 julho 2020 | 14:43

O Contador que deu esta informação precisa voltar para a escolinha!

Veja a opção é irretratável para todo o ano calendário, ressalvada hipóteses legalmente admitidas.
(...) Art. 6º A opção pelo Simples Nacional deverá ser formalizada por meio do Portal do Simples Nacional na internet, e será irretratável para todo o ano-calendário. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 16, caput) Resolução CGSN n° 140/2018.

Assim como pela Instrução Normativa RFB n° 1.700/2017 considerando demais regimes.

O que pode ser feito é a comunicação de exclusão, que terá efeito para o próximo ano tão somente.

Qualquer movimento contrario poderá ser considerado simulação por parte da RFB.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies