FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 5
acessos 32.842
calcular imposto lucro presumido
Thiago Souza Aranha
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 18:41
Boa tarde!
Pessoal,
Como faço para entender os calculos feitos para uma empresa lucro presumido, por exemplo como chegar ao valor:
IRPJ 4,8%
CSLL 2,88$
CONFINS 3%
PIS 0,65%
O IRPJ tem um valor de 32 e 16 como é isso, minha empresa é de prestação de serviços em consultoria agronoma.
Me ajudem, por favor
Thiago
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 19:02
Boa noite Thiago,
Como o próprio nome do sistema tributário indica, a base de cálculo para o IRPJ e para CSLL é o Lucro Presumido, ou seja, a presunção de lucros.
Assim para o caso apontado por você o percentual de lucro presumido pela legislação para esta empresa é de 32%.
Sobre este lucro de 32% incidem 15% de IRPJ e 9% de CSLL assim:
IRPJ = 32% x 15% = 4,8%
CSLL = 32% x 9% = 2,88%
A base de cálculo para o PIS e a COFINS são as receitas mensais, logo, não há presunção de lucros.
...
Pedro
Bronze DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 11:54
Saulo Heusi,
Para um sociedade simples, antiga sociedade civil, (Advogados), pode ser a mesma explicação que você deu acima ou há redução da base de cálculo?
Att.
Pedro
Thiago Souza Aranha
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 15 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 18:02
Alguém tem uma dica de um livro para que eu possa estudar esses cálculos tributários?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 20:46
Boa noite Pedro,
Sobre as receitas decorrentes da prestação de serviços advocatícios, optantes pelo Lucro Presumido, incidem tributos e contribuições nas mesmas alíquotas indicadas na resposta dada ao Thiago.
Vale dizer que não há qualquer redução na base de calculo ou na presunção dos lucros.
Cabe lembrar que sempre que for efetuado pagamento mensal por Pessoas Juridicas à Pessoas Juridicas prestadoras de serviços advocatícios, cuja totalidade for superior a R$ 5.000,00 deve ser retida (e recolhida pela tomadora dos serviços) a CSRF à alíquota de 4,65%
...
Veronica Azevedo
Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Administrativo
há 13 anos Sábado | 7 janeiro 2012 | 15:23
Ola Boa tarde
Estou com uma duvida, que não consigo chegar na solução.
Trabalho em uma empresa, no ramo de metalúrgica, tributada no Lucro Presumido, por gentileza alguém sabe me informar como calcular o quanto vou pagar de impostos no final do mês (PIS, COFINS, CSLL, IRPJ, ICMS) levando em consideração que o total faturado é R$700.000,00, e o total de Despesas do mês é R$300.000,00.
Agradeço desde já
Veronica