x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.709

IMPOSTO DE RENDA CÓD. 8045 - IFOOD

FRANCISLAINE SOUZA

Francislaine Souza

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 11:00

Caros colegas,
Uma empresa MEI começou vender pelo iFood.
Foi emitido um relatório com a mensagem que o CNPJ do vendedor deveria recolher x valor com o código 8045 ref. junho/2020
A dúvida é: não seria do iFood  a obrigação de recolher o IR vez que ele está recebendo a "comissão"? Se o MEI pagar a guia como ele está obrigado a declarar a DIRF?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 13:24

Boa tarde

O MEI não sofre retenção previdenciária quando contratado por pessoa jurídica (art. 78, parágrafo 1º, inciso II, da IN RFB 971/09) e nenhum outro tipo de retenção (IRRF, CSLL, PIS OU COFINS).

A dúvida é: não seria do iFood  a obrigação de recolher o IR vez que ele está recebendo a "comissão"? Se o MEI pagar a guia como ele está obrigado a declarar a DIRFSim, é o Ifood

Abç

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies