x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.816

Compra e revenda de matéria prima

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 31 julho 2020 | 09:05

Bom dia queridos do fórum

Tenho algumas dúvidas no que diz respeito a IPI.

No primeiro caso: Uma empresa que é lucro real, objeto social é indústria e comércio, ela compra a matéria prima para a industrialização, porém decide vender a matéria prima para uma outra empresa (essa comércio). Primeiro pergunta é se ela pode revender essa mercadoria sem precisar destacar o IPI, visto que é uma revenda?

No segundo caso: Uma empresa que também é lucro real, objeto social é somente comércio, ela pode comprar matéria prima e pedir para uma outra empresa industrializar e posteriormente vender ao consumidor final?

Agradeço desde já a ajuda!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 31 julho 2020 | 17:06

Boa Tarde

Primeiro pergunta é se ela pode revender essa mercadoria sem precisar destacar o IPI, visto que é uma revenda? Sim pode, mas também pode destacar o IPI caso tenha sido importada. Vc pode não destacar, mas pode incluir no custo, caso tenha pago o IPI na compra.

ela pode comprar matéria prima e pedir para uma outra empresa industrializar e posteriormente vender ao consumidor final? Pode, com transparência, tudo com nota fiscal, vc precisa emitir uma nota de remessa para industrialização, qdo este industrializador devolver vc vende para seu consumidor final. Por ser comércio no objeto social, não pode ser uma indústria, então está pedindo para o coleguinha industrializar, perfeito!

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.