Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 737

Construção em sociedade

Igor

Igor

Iniciante DIVISÃO 2, Acabador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 31 julho 2020 | 14:36

Olá pessoal.

Procurei sobre o assunto e não achei nenhuma informação então pensei em levantar a questão aqui no fórum pra sanar a dúvida e quem sabe ajudar a mais pessoas.

Tenho um terreno onde vou construir uma casa pra venda, o terreno está em meu nome registrado e escriturado, o meu irmão demonstrou interesse em investir na obra com o  recurso particular, não temos empresa e vamos contratar uma construtora pra executar o serviço.

Dúvidas:
Como fazer pra legalizar essa sociedade?
O imposto a ser pago é de ganho de capital?
É mais fácil transferir a porcentagem do terreno pro nome dele?

Aceito sugestões!!!

Agradeço a atenção

Igor

Igor

Iniciante DIVISÃO 2, Acabador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 31 julho 2020 | 21:55

Obrigado Aparecida, 
Não vai ser minha casa minha vida, o que estou tendo dificuldade é por o terreno só tá no meu nome, como legalizar o investimento e posteriormente o lucro do meu irmão em algo que está só no meu nome.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 21:04

Você pode vender parte do terreno para ele. Ex: 50% e vocês dois ficam sócios no terreno, em condomínio. Depois da venda, apura-se o ganho de capital do imóvel, e os tributos e os lucros serão divididos conforme a quota de cada um, no respectivo terreno.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.