x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 25

acessos 32.730

DARF usar 1872 ou 5827 para complemento do INSS MP 936/Lei 14020?

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2020 | 14:40

Boa tarde.
Pela MP 936 o empregado deveria ter recolhido o complemento de INSS entre o valor de BC recolhido de INSS na redução (-) R$ 1.045,00 pelo DARF cod 1872.
Já pela recente Lei 14020 informaram codigo de DARF 5827.

No site da Receita nao existe o codigo 5827.

E, agora? Qual codigo de DARF utilizar para o pagamento completar da referencia março/2020 em diante?

Obrigada a todos.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 11:51

Paula Neves de Oliveira  bom dia.

No site da Receita http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/sicalcweb/default.asp?TipTributo=1&FormaPagto=1 já consta o codigo 5827 para gerar o DARF. Neste link nao calcula multas e juros.

No SICALC na versao para agosto/2020 ainda nao consta esse codigo de receita 5827. Só consta o 1827, mas ele também nao calcula sozinho as multas e juros para esse codigo.

Agora a duvida é:
* o codigo 5827 vale desde a referencia 03/2020 ou somente a partir da referencia 07/2020?
* o vencimento é dia 20 do mes seguinte?

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2020 | 09:03

Francilene Martins bom dia.

Desde qual referencia voce utilizou o 5827? Preciso gerar desde 03/2020 mas ninguem sabe me dizer qual codigo utilizar se o novo 5827 ou 1872.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Dalmir Corbolin

Dalmir Corbolin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2020 | 19:32

Boa tarde..
Talvez posso ajudar ... nesse link.. tem o modelo de Darf  em Branco...   dai só preencher e realizar o pagamento

RFB divulga os códigos de DARF para recolhimento da contribuição previdenciária facultativa pelo empregado que recebe o BEm

https://www.legisweb.com.br/noticia/?id=24357

e..
Modelo de GPS: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/emissao-e-pagamento-de-darf-das-gps-e-dae/calculo-de-contribuicoes-previdenciarias-e-emissao-de-gps/gps.png/view


Att. Dalmir Corbolin

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2020 | 15:02

Dalmir Corbolin boa tarde.

Obrigada pelo seu retorno, mas nao adiantou muito nao. No caso é DARF e nao GPS que devem ser recolhidas ok?

E a duvida quanto a qual periodo de referencia x codigo da receita devemos utilizar continua.

Como é um pagamento facultativo, podemos pagar agora a referencia 03/2020 sem multas/juros? Terá validade para o INSS esse recolhimento?

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Aline Fiorine

Aline Fiorine

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 09:06

Bom dia Janaina

Então eu utilizei a partir de julho/2020. Pelo o que entendi, e me corrijam se estou equivocada, por gentileza, eles publicaram os códigos de recolhimento em decreto posteriormente a Lei 14.020, até então não tínhamos como recolher os valores com base na tabela progressiva do INSS, por que não estávamos com a informação dos códigos dos DARF's.

Antes de julho eu estava recolhendo ainda como facultativo.

Att.
Aline Fiorine

Maisa

Maisa

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 3 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2020 | 21:18

Boa noite pessoal.
Já recolhi algumas DARF código 5827  e depois de muito pesquisar consegui verificar a confirmação do pagamento do DARF no portal E-CAC, segue o caminho para quem quiser consultar.
   acessar:     https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/     (tem que ter senha)
   escolher: Pagamentos e Parcelamentos - Pagamentos - Consulta Comprovante de Pagamento - preencher data da arrecadação desejada

Quanto a inclusão desse pagamento  no CNIS (site Meu INSS) , até o início dessa semana ainda não tinha aparecido no meu caso, não entendo essa demora.

Jéssica

Jéssica

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 24 janeiro 2021 | 11:22

Bom dia ,.de alguém caiu no CNIS ? 
Recolhi com o cód 1072, não sabia do 5827 , talvez precise fazer a retificação . Vou ligar no 135 e ver se eles sabem dar alguma informação . Fiz a diferença pra um contribuinte que pagou o ano todo com o salário de 1.039 , pouquíssima diferença , mas mesmo assim a previdência desconsidera estas contribuições , está faltando pouco tempo pra aposentar . 

Jéssica

Jéssica

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 6 março 2021 | 18:28

Boa tarde,

Liguei no 135 e eles fizerem uma GPS complementar das competências , disseram que o DARF não cairia no sistema . As GPS caíram direitinho . 

Weslley Soares Nunes

Weslley Soares Nunes

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 3 anos Quinta-Feira | 1 abril 2021 | 16:56

Boa Tarde !
Colegas,

Gerei uma guia de complemento com o código 1872, a cliente precisa receber o salário maternidade, mas o sistema não apropriou e veio essa mensagem do INSS.

Alguém já teve algo semelhante ?

CEAP B 80 URBANO 23001810
E/NB: 80/184.468.590-7
Assunto: Complemento via DARF não apropriado no CNIS
1.Trata-se se vínculo de empregada no qual todos os salários estão abaixo do mínimo permitido .
2.Apresenta DARF de complementação de contribuições nos termos da EC 103/2019.
3.Aguarda apropriação da complementação no CNIS para verificação e reconhecimento do direito,

RONALDA LUCKWU DA SILVA

Ronalda Luckwu da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 17 maio 2021 | 10:10

Bom dia, Sr. Weslley!

Por gentileza, informe se o problema do  recolhimento complementar (DARF cod. 1872) foi resolvido e se a funcionária conseguiu receber o salário maternidade!

Agradeço,

Ronalda 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.