x
2020-08-07T13:38:13-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 693

crédito PIS e COFINS

há 10 semanas Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 13:38

Boa tarde colegas,

sou contadora de uma empresa estatal que atualmente paga PIS e COFINS de forma cumulativa, estamos estudando a nova proposta tornando ambos em CBS e podendo se creditar de valores.

Como é o processo? Temos receitas isentas por exemplo, receita SUS, posso usar o crédito de tudo que adquirir para a prestação do serviço ou somente proporcional ao valor da receita oferecida a tributação?
Procurei na legislação mas não achei esta respota.

Antecipo agradecimentos.

Att. Luciana

há 10 semanas Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 15:33

Boa tarde

posso usar o crédito de tudo que adquirir para a prestação do serviço ou somente proporcional ao valor da receita oferecida a tributação? Não. No processo cumulativo PIS COFINS  são pagos sobre a presunção do faturamento, não se toma crédito.

LEI Nº 9.430, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.

Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário.
Cursos via vídeo com exercício e apostilas, msgs no privado.
há 10 semanas Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 15:57

Boa tarde Telma, obrigada!!
Sim, mas caso a reforma tributária passe com o texto atual, deixará de existi a cumulatividade, todos terão crédito, estou estudando o assunto para prever os impactos.
att Luciana

há 10 semanas Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 16:03

Nossa ! Sério? sabia não....por isso que é bom estar aqui para aprender cada vez mais..obrigada miga!!

Telma, empresária, escritório contábil.

Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário.
Cursos via vídeo com exercício e apostilas, msgs no privado.
há 10 semanas Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 16:10

Sim a tributação passará de 3,65% para 12%, podendo utilizar os créditos.... tenho algumas dúvidas mas a principal quanto a como segregar pois não é o total da nossa receita que é tributada, temos repasse de valores do SUS que irão permanecer isentos.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.