FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 4
acessos 3.030
Venda de Ativo Imobilizado 100% depreciado, impostos federais incidentes na venda deste
Tatiana Pereira
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 10:46
Bom dia,
Gostaria de que alguém pudesse esclarecer uma dúvida quanto a venda de ativo imobilizado 100% depreciado .
Tenho uma máquina, onde a mesma se encontra desativada, e gostaria de vende-la, esse meu ativo já foi 100% depreciado, algumas pessoas comentaram que quando o ativo está 100% depreciado a empresa não recolhe nenhum imposto na venda dele.
Isso é verdade ? Caso incida os tributos federais, seria o IRPJ e a CSLL, como é feito o calculo da base de calculo desses impostos na venda do ativo depreciado ?
Obrigada!
Tatiana
William P. da Silva
Prata DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 10:51
Bom dia!
Como o produto já foi totalmente depreciado, ensejará ganho de capital sobre 100% do valor da venda, esse valor entra na apuração do resultado (DRE) e sofre incidência de IRPJ e CSLL, nas alíquotas normais da empresa.
Tatiana Pereira
há 4 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 11:03
Bom dia William.
Deixa eu ver se entendi, quando um ativo está 100% depreciado, por exemplo, se eu vender por R$ 20.000,00, esses R$ 20.000,00 entram como base de calculo do IRPJ e CSLL nas aliquotas de lucro presumido (que é o caso da minha empresa).
É isso ?
Obrigada!
William P. da Silva
Prata DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 11:31
Exatamente, o ganho de capital na venda de ativos é feito apurando o valor contábil do bem ( valor de compra - depreciação) e diminuindo esse valor do montante recebido pela venda, logo se o bem foi totalmente depreciado, o valor sobre o qual incidirá o ganho de capital é o valor total da venda.
Sim, sobre esse valor incidirá o IRPJ e a CSLL do seu regime tributário, no caso lucro presumido.
Dê uma lida nesse matéria que pode te ajudar a entender melhor o assunto.
Sobre como contabilizar, segue outra matéria.
Tatiana Pereira
há 4 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 11:37
Obrigada William, vou ler as matérias.
Tenha um excelente dia!