x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.770

Como recolher INSS em atrasado de empresário?

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 25 semanas Quarta-Feira | 9 setembro 2020 | 10:59

Bom dia, caros colegas!

Estou em dúvidas em relação ao recolhimento das contribuições de INSS para um empresário. Este empresário constituiu sua empresa individual desde 02/12/1994, no entanto não efetuou nenhum recolhimento de INSS e hoje esta empresa encontra-se como baixada na RECEITA na condição (OMISSÃO CONTUMAZ) o desejo dele seria poder resgatar esta empresa e recolher os atrasados para fins de aposentadoria. Isso é possível? 

Agradeço a atenção!

Att, 
Carlos Eduardo

Luiz Carlos

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 25 semanas Quarta-Feira | 9 setembro 2020 | 14:34

Boa tarde Carlos, caso enrolado pois se a empresa teve o cnpj baixado por : omissão contumaz é um termo da contabilidade e acontece quando uma empresa deixa de apresentar suas declarações contábeis junto à Receita Federal, por mais de cinco anos seguidos. Quando isto ocorre, o CNPJ da empresa é baixado, ou inativado, devendo ser regularizada a situação caso se queira reabrir o negócio.
Se não faturou, nada contabilizou e deixou de apresentar declarações, mesmo de inatividade. Então o empresário deixou de recolher INSS porque não fez retirada pró-labore, certo ?  Dependendo do regime de enquadramento da empresa, acho que haverá um custo bem elevado para regularizar, tornando impossível recuperar esse tempo para contar benefício para aposentadoria.  

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 25 semanas Quinta-Feira | 10 setembro 2020 | 21:13

Boa noite, Luiz Carlos! Obrigado por sua atenção! O que de fato ocorreu é que a empresa não faturou durante todos esses anos, portanto, o empresário já esteve na receita federal fazendo levantamento do que a empresa teria de pendencia para regularização. O que tem de pendente seria alguns anos de DCTF e GFIP´S em aberto. Sei que se apresentar as DCTF´s que estão em aberto de forma inativa irá gerar multa pelo atraso na entrega. O desejo dele é regularizar a situação da empresa e a minha dúvida se será ou não possível após a regularização o mesmo conseguir paga seu INSS em atraso na condição de empregador para fins de aposentadoria.  

Luiz Carlos

Lucas Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 9 semanas Segunda-Feira | 28 dezembro 2020 | 14:40

Boa tarde Carlos,

Para recolher em atraso INSS de empresário é necessário ter autorização tanto da Receita Federal como do INSS, eles fazem um cálculo do buraco e a guia para o cidadão pagar.

Pagando essa guia, podeeeee ser que dê certo, porém são valores com multa e correção, tipo -05 anos 25 mil reais.

No entanto, nunca pague guias sem essa autorização porque depois dá um b.o e o INSS não reconhece.

Valew

Lucas Almeida
Advogado

aposentadoria e café

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 semanas Terça-Feira | 29 dezembro 2020 | 06:31

Colegas;

Todas as colocações tem seu valor, entretanto a mais adequada e a do Lucas Almeida, pois ja ocorreu em nosso escritório, exatamente como ele relatou( analisamos cuidadosamente e não pegamos tal serviço), portanto tenham cuidado a pegar um serviço profissional com essas características, pois o INSS pode não concordar e ainda classificar como indicio de fraude, e ai a coisa complica para todos os envolvidos. Porque nesse momento o cliente, para não levar a chibata, coloca qualquer um na frente da mesma. Observem o ditado;
" Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém".
  Carpe Vita- Carpe Die -Memento Mori.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista http://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

Lucas Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 9 semanas Terça-Feira | 29 dezembro 2020 | 14:20

Bem isso amigo Emanuel, eu já vi isso também, o INSS até chegou a fazer o cálculo, mas então realmente não compensou por causa do valor.

A pior coisa que eu acho que a pessoa pode fazer é entrar no site e imprimir as guias e pagar, tem que ter uma orientação com contador e verificar beeeeeeeem junto ao INSS.

Grande abraço aos amigos.

Lucas Almeida
Advogado

aposentadoria e café

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.