Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 698

José

José

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 19:51

Olá caros colegas.
Uma empresa MEI do estado de SP no ramo do comércio irá revender carvão vegetal para Minas Gerais, Rio G. Do Sul e Paraíba.
Na nota fiscal de entrada o produto não tem ST.  
A dúvida é a empresa sendo MEI e fazendo essas operações de revenda tem que pagar alguma coisa além do DAS mensal ?

Tem que ver se o produto tem iva/St?

Desde-já agradeço a atenção de todos.
Att

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2020 | 09:47

Bom Dia

Toda venda interestadual precisa consultar a legislação do Estado destino.
Mesmo sendo MEI, às vezes o produto que está sendo vendido tem ICMS ST e deve seguir viagem com a guia de recolhimento deste ICMS paga para não ter problemas de para na barreira.
Sugiro que esteja com a NCM em mão e faça uma pesquisa ou consulta no Sefaz para seguir sem problemas.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
José

José

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2020 | 14:55

Telma, boa tarde. O ncm na nota de entrada não tem ICMS ST. Eu sendo de SP, tenho que fazer uma consulta no site do SEFAZ de cada estado que irei fazer a venda no meu caso MG, RS E PB ?
Mesmo não tendo ICMS ST na nota de entrada ?
E se tiver nesses estados como deverei calcular o valor a ser pago ? Seria o calculo da mva ajustada baseando na alíquota de cada estado que o produto destina ?
Desde-já muito obrigado pela atenção.
Att

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2020 | 16:35

Boa tarde
Sim, cada UF que vc vende deve consultar a NCM e se existe protocolo entre os Estados, o cálculo sim é pelo MVA Ajustado e a alíquota de destino.

Posso te dar um conselho, assine a ECONET, ela faz todos estes cálculos e consultas.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2020 | 16:58

Edson, vc tem razão, obrigada por me ensinar também...

José, desculpe pela informação desencontrada, não me lembrei que era MEI.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.