Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.738

ECF - Depreciação - diferença entre as depreciações contábil e fiscal - alienação ou baixa de ativo

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 18:02

Boa noite, colegas

Venho adicionando ao lucro a parcela de depreciação a maior pois contabilizo a depreciação em taxa superior ao permitido pelo fisco. 

Agora tive bem baixado e estou excluindo do lucro, Utilizei o código 91.01 da tabela dinamica mas recebo a mensagem abaixo. 

"A conta padrão RFB da parte B associada à conta "2.03.0001" do contribuinte não é compatível para relacionamento com esta linha da parte A ("91.01") do registro M300." 

Vi que esse código é associado a pessoas imunes e isentas. 

Qual código devo utilizar? 

David

David

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 19:12

Paula, boa noite!
Tudo bem?

Eu estou com a mesma situação. Vi que você postou, uns anos atrás, sobre o erro na ECF quando vamos informar a diferença entre a depreciação que precisa ter relação na parte B do LALUR e conta contábil. Como conseguiu resolver? Pode, por favor, me ajudar?

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2020 | 09:07

Criei uma conta na parte B Lalur, que se relacionava com a conta contabil. 
E venho acumulando valores. Só que agora tenho baixas e não consigo que rode na ECF a exclusão. 

David

David

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2020 | 11:39

Paula, bom dia!

Consegue, por favor, me explicar melhor?
Eu não contabilizo esse valor, por ser diferença entre as depreciações. Qual conta contábil você usou? Essa associação alterou o saldo dessa conta?
Aguardo e agradeço a atenção.

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 29 setembro 2020 | 13:45

Essas depreciações (diferença entre o fiscal e o contabil) tem de ser contabilizadas. 

Uso as contas normais de depreciação mas separadas em subcontas. Uma com a depreciação pelas taxas da receita federal e outra só a diferença entre as taxas da receita e as de vida util da lei 11.638. Na pratica, a soma delas na contabilidade, reflete a depreciação por vida util do bem. 

Essa diferença é que vai pro Lalur. E vou realizando a cada baixa/alienação. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.