Arthur
Iniciante DIVISÃO 4 , Micro-EmpresárioBoa tarde a todos.
Abri um MEI no mes de Julho desse ano. porém tive os seguintes faturamentos:
Julho: 23.825,24
Agosto: 13.743,68
Setembro: 19.402,78
Portanto, esse mes de setembro tive que desenquadrar do MEI e migrar para o EI. Porém planejo faturar menos de 90 mil esse ano, portanto estaria incluido na primeira faixa de até 180.000,00, e pagaria 6% de imposto sobre nota. Porém pelo meu faturamento ter sido bem alto no primeiro mes, meu contador pegou o boleto do simples, no qual ele ja ta me enquadrando na segunda faixa, de 180.000 - 360.000, portanto, pagando os 11,2% de imposto sobre nota. Isso aconteceu devido ao fato de ele ter pegado meu faturamento do primeiro mes e tirado uma media.
Os boletos do simples ficaram:
Julho: R$ 2.156,58
Agosto: R$ 1.118,11
Setembro: R$ 1.367,44
Teve uma multa nos boletos de Julho e Agosto por "Atraso". Porém a primeira duvida seria essa, em julho e agosto eu estava como MEI, desenquadrei somente nesse mes de setembro, então, por qual motivo eu teria que pagar esses juros por atraso? Não tem como ficar isento disso?
A segunda duvida é, tendo em vista que irei faturar menos de 90 mil no ano, não teria como eu pagar esses impostos de 6%? pois eu estaria incluso na primeira faixa de faturamento anual.