x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 6.387

Pensão por morte

TEISE CARDOSO

Teise Cardoso

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 10:09

Bom dia.
Preciso fazer uma declaração de IR, onde a pessoa tem seus rendimentos tributados e, além disso, recebe uma pensão por falecimento (pai). Esta pessoa quer que esta pensão seja lançada como isento, para que o valor do imposto a pagar seja menor. Vejo que o correto seria lançar em rendimentos tributados. Existe alguma outra forma de lançamento para este tipo de rendimento?
obrigado,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 13:40

Boa tarde Teise,

Todos queremos que o imposto a ser pago seja menor. Entretanto você não pode mudar a natureza de um rendimento tributável para isento apenas porque o contribuinte quer pagar menos imposto.

Verifique no Informe de Rendimentos, se esta pensão constar como rendimentos tributábeis não informe de outra maneira, pois a fonte pagadora já os informou assim na DIRF que entregou à Receita Federal.

Qualquer divergência nas informações que signifique diminuição de imposto, será inquestionável motivo para cair na Malha Fina.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 25 março 2010 | 13:15

Boa tarde Annie,

A pensão passa a ser rendimentos da viuva, ou seja, perde a isenção (concedida a aposentadoria por invalidez) que tinha quando se tratava de rendimentos do falecido.

Nestes temos dependendo da condição da contribuinte, poderá ser tributável ou parcialmente isenta (Declarante com 65 anos ou mais).

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.