x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 16

acessos 32.309

Compensação simples nacional

solange ortiz

Solange Ortiz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2020 | 13:15

Boa tarde amigos, fiz um pedido de compemsação do simples nacional de um imposto pago indevidamente no mês 03/2020. Pedi para fazer a compensação no mês 09/2020. Na hora de emitir o Das do Mês 09/2020, não aparece nada compensado sai o valor normal. Tenho que fazer mais algum procedimento?

Thayse Banhos

Thayse Banhos

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2020 | 13:27

boa tarde Solange,

Para compensar impostos a vencer, você precisa pedir a compensação e gerar uma guia avulsa com os novos valores.

Texto abaixo retirado do manual de compensação do site do Simples nacional:

Compensação com débito a vencer: Gerar DAS Avulso no aplicativo "Emissão de DAS Avulso" no Portal doSimples Nacional.
Para identificar o saldo devedor de CADA TRIBUTO, ENTE A ENTE (por exemplo, ISS - São Paulo/SP), após a
compensação, a ser informado no aplicativo DAS Avulso, o contribuinte deverá:
1 - Obter os valores devidos por tributo e por ente antes da compensação: no PGDAS-D 2018, na opção
"Declaração Mensal > Consultar Declarações", clicar em "Extrato" da operação "Geração de DAS", campo 6.1 (caso
o DAS não tenha sido gerado, utilizar a opção "Declaração Mensal > Gerar DAS");
2 - Deduzir os valores compensados para cada tributo/ente: no aplicativo Compensação a Pedido, na opção
"Consulta Compensações", o valor compensado é apresentado no campo "Valor Amortizado".

Jean Lima

Jean Lima

Iniciante DIVISÃO 5
há 4 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2020 | 10:34

Ola Pessoal, boa tarde,!

tive uma situação idêntica a situação acima, na competencia do mes 06/2020 fiz o pagamento a maior do DAS, apos fazer o pagamento maior eu fiz a retificação do pgdas 06/2020 para o valor correto e isso me gerou um " credito " na Receita, na qual utilizei para compensar o Simples da competência 09/2020, apos fazer a compensação emitimos um DAS avulso da Diferença e fizemos o recolhimento, consultei o pedido depois de alguns dias e aparentemente está ok, visto que a minha empresa não consta debitos em aberto na Receita.

Porem,  quando vou na opção "Gerar DAS" no Simples Nacional, continua gerando a DAS com os mesmo valores de antes, sem a compensação, é como se o processo de compensação não fosse feito. Sabe me dizer se tem algum prazo para que os valores dessa compensação sejam atualizados na DAS?

Letícia Bertelli

Letícia Bertelli

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 10:05

Olá Jean! Estou com o mesmo problema que você. Fiz a compensação da competência do mês 01/2021 com DAS pago em duplicidade do mês 03/2020 (DAS prorrogado), e o restante pago em DAS avulso.
Fui conferir se constava valor em aberto no mês da compensação, o DAS avulso foi baixado, porém no mês 01/2021 ainda consta o saldo compensado em aberto, como se não tivesse sido compensado. O que devo fazer agora? 

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 10 maio 2021 | 15:44

Boa tarde,

Estou com um problema na compensação também, fiz uma retificação de um mês em 2020 e vim alterando todos os pgdas seguintes, quando entrei no compensação a pedido para utilizar a compensação vi que o valor  total está disponível  e não a diferença...pra maior surpresa  pesquisei todos os meses e existe valor a compensar em todos ele, inclusive em alguns o valor total...alguém já passou por isso?

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Letícia Bertelli

Letícia Bertelli

há 3 anos Segunda-Feira | 10 maio 2021 | 16:12

Boa tarde Ro!
Nunca tive essa situação, eu sugiro entrar em contato com a Receita Federal com o certificado digital da Empresa pelo eCAC em:
Serviços disponíveis via CHAT > Pagamentos, Parcelamentos e Regularizações > Regularizar débitos do Simples Nacional 
Só precisa acompanhar sua posição na fila de atendimento, pois se demorar para responder eles cancelam o atendimento. 

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 10 junho 2021 | 09:53

Bom dia,
Acabei de fazer minha apuração do DAS 05/2021, eu tenho vários valores a compensar de guias do ano de 2017, 2018, 2019 e 2020.
Quando entro no sistema para compensar estes valores os créditos aparecem, tudo certo,  mas quando vou compensar o débito deste mês 05/2021 não aparece. A legislação fala que posso compensar com DÉBITOS A VENCER.
Será que tenho que esperar um pouco pra ver se o débito aparece? Na verdade achei que assim que gerasse o DAS o débito já ia aparecer para eu compensar.
Alguma orientação de vocês que já fizeram esta solicitação?
Obrigada

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 14 junho 2021 | 13:41

Obrigada Letícia, vou aguardar mais um pouco então,.
Mas então está correto? Mesmo sendo este débito a vencer em 22/11/2021 ele aparecerá como débito em aberto para eu compensar?
Obrigada novamente...

Camila Santos

Camila Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 13:49

Boa tarde!
Estou com dúvidas de como utilizar esse valor que o meu cliente pagou a maior.
O valor que o meu cliente pagou a mais é de R$ 960,91, está como crédito para compensar num próximo DAS, já apurei a DAS 07-2021 e assim utilizar este valor a maior no DAS 07-2021, porém o valor da apuração é menor, e ainda não consta para abater nesse período, tenho que esperar vencer?  Terá juros?

Letícia Bertelli

Letícia Bertelli

há 3 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 16:00

Boa tarde Camila, se o valor de apuração do mês 07/2021 é menor que R$ 960,61, vai ser compensada a competência inteira e o restante que sobrar do valor pago a maior vai poder compensar no mês 08/2021. Não precisa esperar vencer, após a apuração a competência irá aparecer em alguns dias. Seguir o passo abaixo.

Em Simples Nacional - Compensação a pedido do Simples Nacional - Compensar - Você coloca a competência que foi paga a maior - Seleciona o número do DAS - Utilizar o pagamento - Vai aparecer as competências em aberto, no seu caso 07/2021- Utilizar débito - Compensar. 

Espero ter ajudado. 

DIVINA  LIMA

Divina Lima

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 17 agosto 2021 | 17:54

empresa pagou a competencia 03/2021 2 vezes e deixou a competencia 06/2021 em aberto ... o que devia era maior do que a compensar entao ja sabia que iria sobrar saldo a pagar , mas, os valores que compensou é menor do que foi pago em duplicidade...  se pagou  a mais  de PIS 100,00  e agora deve 120,00 nao ficaria so 20,00 + os juros a pagar?  esta compensando a menor do que pagou... tem uma regra especifica?

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2021 | 16:17

Letícia , 

Obrigada pela resposta a minha dúvida, desculpe mas não tinha visto.Tivemos uns problemas aqui no escritório e acabou passando.
Minha situação foi resolvida em partes, em Julho consegui fazer as compensações com os valores corretos, porém após fazer tudo(inclusive Das avulso com o vr correto a pagar), a empresa me avisou que 3 nfs haviam sido canceladas.
Então refiz a apuração no PGDAS e emiti um novo das descontando a compensação (na minha cabeça, achei que retificando o PGDAS ia acertar automaticamente o vr na compensação..agora estão cobrando no ecac o mês como se tivesse uma diferença a pagar (entre a 1 e 2 apuração Das), tentei entrar no chat mas tá sempre indisponível,
RESOLVIDO
Consegui atendimento pelo fale conosco, a solução foi cancelar as compensações efetuadas, retificar a PGDAS novamente e após isso refazer as compensações , agora está ok..

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: