x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 268

Pedido restituição MEI portal SIMEI

Flaudemi JF de Sousa

Flaudemi Jf de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2020 | 21:13

Algum colega já conseguiu o sucesso no pedido de restituição MEI no site SIMEI?

Estou tentando solicitar umas restituições do MEI através do portal mas ao colocar o PA surge a mensagem "Não há pagamentos com valores disponíveis em tributos federais neste PA." Estou com o extrato do período como pagos.

Este MEI esteve de licença maternidade nos PAs 09/2018, 10/2018, 11/2018 e 12/2018. E mesmo assim pagou o DAS de forma integral.
O que devo fazer. Já que o prazo para solicitação e de ate 5 anos? 

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 3 anos Domingo | 11 outubro 2020 | 12:35

Flaudemi,

A restituição da contribuição previdenciária (INSS) , recolhida em DAS, é solicitada por meio do aplicativo Pedido Eletrônico de Restituição, disponível no portal do Simples Nacional, no menu Simei-Serviços ou no portal e-CAC da RFB.
Dê uma olhada neste Manual do PGDAS, no item 3.1 talvez possa ajudá-lo.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
Maria Ana

Maria Ana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 3 novembro 2020 | 15:59

Boa tarde, pessoal estou com o mesmo problema de vcs, se alguem conseguiu resolver me auxilia, estou com um cliente aqui que não fez nenhum pedido de restituição ( diz ele) mas tem um pedido cadastrado la, mas esse valor não entra na conta dele, o pedido foi feito em janeiro a abril deste ano  e a restituição é de 03/2019 a 12/2019 ,  entrei em contato com a receita federal, pq colocaram o cpf dele do banco, pois o mesmo não tem conta no cnpj, e olhe o que a receita federal me informou: De fato, é possível indicar a conta da pessoa física tratando-se de MEI,
contudo no preenchimento do formulário de Restituição deverá indicar o
campo CPF/CNPJ em conformidade com o tipo de titular da conta selecionada.
De acordo com manual da Restituição do Simples Nacional: "Em caso de
incompatibilidade entre o titular selecionado e a conta informada, a
restituição não será paga e o contribuinte deverá solicitar a correção em
uma unidade de atendimento da Receita Federal."

Em consulta ao sistema, consta como impedimento "Beneficiário diferente do
interessado do processo".

Desta forma, será necessário apresentar petição para correção dessa
informação (atualização dos dados bancário em conformidade com o tipo de
titularidade) para que seja atualizado o pagamento para conta da Pessoa
Física.
Não entendi.

Flaudemi JF de Sousa

Flaudemi Jf de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2020 | 14:59

Oi Rodrigo Fernando justamente através do portal do SN no menu Simei-Serviços, mas o problema é que só surgem as contribuições ou DAS pagos de janeiro de 2020 pra frente as competências antiga não surgem como pagas, só que tenho o estrato que consta o pagamento. Vou tentar por procuração digital no e-CAC e se não der certo abrir um dossiê eletrônico.

Maria Ana também não consegui ainda.

Ivanildo Francelino de Assis

Ivanildo Francelino de Assis

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 2 março 2022 | 18:35

Gente, alguém, sabe explicar, tenho um cliente que tem 01 mês que pagou em duplicidade.

No sistema de restituição do MEI, fazendo a consulta, encontrei disponível para restituição 11 meses de

recolhimento de MEI, e não entendi o que houve.

Se alguém souber de algo e puder ajudar sou grato, abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.