x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.757

Contabilização de parcelamento de Dívida Ativa

Maria Paula dos Santos

Maria Paula dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar
há 4 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2020 | 14:52

Boa tarde!
Gostaria de saber, por favor, como posso contabilizar o parcelamento referente à Dívida Ativa da União.
Eu possuo os seguintes dados:

Valor principal: 78.337,86
Multa: 15.667,53
Juros de mora: 14.871,43
Encargo Legal: 10.887,68
Valor total : 119.764,50 

Em um primeiro momento, eu transferi uma determinada quantia do Cofins a recolher para a conta Parcelamento extraordinário, ficando assim: 
D -> Cofins a recolher (Passivo Circulante) = 78.337,86 (valor principal)
C -> Parcelamento extraordinário (Passivo Não Circulante) = 78.337,86 (valor principal)

Agora, tenho dúvidas quanto à contabilização da multa, dos juros de mora e do encargo legal. Tenho que colocar os devidos valores na conta de despesas de juros e de multa ou criar uma conta no passivo para elas?

Agradeço desde já.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2020 | 18:36

boa tarde !
Quando a empresa formaliza o parcelamento já assume o compromisso de pagamento da divida total, portanto tem que registrar no passivo o total da divida (principal + encargos).   -  principio da competência, pois na data da formalização do parcelamento a empresa deve um valor total de R$ 119.764,50.
Transfere o saldo do principal e reconhece o total de encargos no resultado.
No mês a mês baixa o total da guia contra essa conta do passivo e faz a apropriação do juros do mês sobre o saldo devedor.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade