x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.635

Dacon - Serviços Prestados ao Governo Federal

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 março 2010 | 20:31

Olá, prezados colegas.

Boa noite.

Estou aqui de novo, após consultar na pesquisa do fórum, e não ter encontrado algo especifíco sobre o tema do título acima.

Bem é o seguinte:

A empresa alugou um terreno, no seguinte periodo abaixo:

Emissão NF / Valor / Referente

05/12/2008 - 8.000,00 - Periodo de 06/11/2008 a 05/12/2008
29/12/2008 - 8.000,00 - Periodo de 06/12/2008 a 05/01/2009
29/01/2009 - 8.000,00 - Periodo de 06/01/2009 a 06/02/2009

* Neste último periodo a empresa não alugou mais o terreno por conta de recisão de contrato.

Acontece que, as notas fiscais foram emitidas contra uma empresa concessionária de energia eletrica federal. Que porventura reteve os tributos tipo: IRPJ, CSLL, Cofins e PIS/Pasep (Lei 9.430, de 1996, art. 64).

Desta forma a empresa, recebeu somente o valor líquido das operações.

Questiono, onde lanço os valores, das notas fiscais como faturamento na Dacon?

Eu antes de transmitir, eu lancei estes valores, juntamente com o valor de outro aluguel na Ficha 08A, no Quadro Receita, e na base de cálculo o retirei. Esse procedimento é correto?

Após fuçar a Dacon, encontrei na ficha 15A, onde consta as deduçoes, a linha 10, desta ficha, um campo onde se deduz tais retençoes. Assim, acredito ter preenchido errado, tais linhas e fichas.

Quiais os procedimentos corretos, quanto a estes lançamentos na Dacon?

Ops. Esqueci de mencionar, a empresa em questão apura o Imposto de Renda das Pessoas Juridicas, pela sistematica do Lucro Presumido. E as contribuições sociais PIS/Pasep e Cofins na forma cumulativa.

Agradeço desde já toda atenção dos colegas do fórum.

Vanderlan Falcão

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

há 15 anos Quinta-Feira | 1 abril 2010 | 21:38

Olá, colegas.
Alguém teria a resposta.
Se não peço ajuda ao Saulo Heusi, moderador.
Pois realmente não sei como proceder.
Obrigado

Vanderlan Falcão
Contador
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 2 abril 2010 | 17:39

Boa tarde Vanderlan,

Antes, deixemos claro que não sou moderador. Para tanto torna-se necessária completa dedicação, compreensão, humidade e o conhecimento que indubitavelmente possuem e esbanjam nossos moderadores. Ainda assim, lisonjeado, vou responder à seu questionamento certo de que qualquer moderador o faria sem a menor dificuldade.

Em relação ao PIS Cumulativo;

Se a atividade principal de sua empresa não é a de locação de bens próprios, informe a receita decorrente de eventuais locações na linha 02 da ficha 08A do DACON.

O valor do PIS retido por órgãos públicos, autarquias e fundações federais quando dos pagamentos relativos ao fornecimento de bens ou serviços nos termos do Artigo 64º da Lei 9430/1996 devem ser informados na linha 10 da ficha 15A.

PS: O mesmo raciocínio deve ser usado para as infoirmações acerca da COFINS.

Os dados das fontes pagadoras/retentoras dos valores informados como deduções nas linhas 10 a 15 da ficha 15A, devem ser informados na ficha 30 "Demonstrativo do PIS e da COFINS retidas na Fonte".

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 3 abril 2010 | 12:24

Bom dia Vanderlan Pimenta Falcao!

Estive olhando sua mensagem "Postada Quinta-Feira, 1 de abril de 2010 às 21:38:58":

Olá, colegas.
Alguém teria a resposta.
Se não peço ajuda ao Saulo Heusi, moderador.
Pois realmente não sei como proceder.
Obrigado

Aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum.
Lá você verá que o Fórum Contábeis "É um espaço de discussão pública. No fórum geralmente é colocada uma questão, uma ponderação ou uma opinião que pode ser comentada por quem se interessar. Quem quiser pode ler as opiniões e pode acrescentar algo, se desejar (grifos meu)".

Para que alguém possa nos ajudar, é necessário que tenha, no mínimo, 03 requisitos: Tempo disponível, conhecimento sobre o assunto e ainda vontade em ajudar.

Desta forma, de nada adianta ficarmos postando "cobrança" pela ajuda e, isto também está definido nas Regras do Fórum:
"16 - O Fórum Contábeis NÃO é um serviço de consultoria gratuita, é um espaço para troca de informações e interação entre profissionais da área. Por isso não cobre a resposta da sua pergunta".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

há 15 anos Sábado | 3 abril 2010 | 15:47

Prezado Wilson.

Confesso que já li, e reli, várias vezes as regras do fórum.

Não foi intenção "cobrar".

Mas sim, porque ainda me persistia a dúvida mesmo depois de fazer a pesquisa novamente, no instruto de pesquisa que dispõe o fórum.

Um ato, aliás apenas um pedido de socorro, para quem não sabia como proceder.

Um simples ato de pedir ajuda, somente. E a confiança de que aqui nesse fórum, existem pessoas sérias para responder a contento, perguntas realizadas por profissionais que pouco sabem, para que muito sabem também.

Entendo que aplicar ferrenhamente as regras do fórum aos usuários é indubitavelmente necessária, pois senão o fórum vira uma casa sem regras.

Não encare como uma cobrança.

Sou um profissional ainda caminhado para a experiência, mas não sei de tudo, e por isso peço ajuda, e sugeri aos colegas que citei o nome, por simplesmente considerar as respostas em outras perguntas por mim e por outros realizadas aqui, de muito boa qualidade.

E mesmo assim ainda voltei para agradecer a ajuda recebida.

E ao contrário da pessoa que me ajudou, quando solicitei, a moderação veio somente para ser massante na cobrança de regras ao invés de incrementar a resposta.

Obrigado Saulo Heusi pela reposta.

Humildade aos senhores moderadores.

Feliz Pascoa a todos.

Vanderlan Falcão
Contador
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 3 abril 2010 | 17:06

Vanderlan Pimenta Falcao,

Não sei se você notou, mas o Fórum Contábeis tem ficado a cada dia um pouco mais lento para abrir as páginas.
Algumas vezes até dá a mensagem de erro "HTTP 500 - Erro Interno do Servidor".

Isto porque, graças ao sucesso que temos alcançado, até o presente momento "O Fórum Contábeis já recebeu 9.819.886 acessos" e "Nossos membros enviaram um total de 144.590 mensagens", além de termos "61.787 membros registrados".

Diante deste inegável sucesso do Fórum Contábeis, tem aumentando também a cada o número de postagens para simplesmente "subir o tópico", ou "gentilmente reforçar o pedido de ajuda", ou ainda (como você mesmo disse) um "ato de pedir ajuda".

Como o Fórum Contábeis é um espaço de discussão pública e GRATUITA, não há cobrança de nenhum valor dos usuários cadastrados.
Mesmo assim, para manter o site no ar, existem custos (que não são baratos) que são mantidos pelos patrocínios (quando tem algum contrato) e pelas contribuições dos Usuários Colaboradores, juntamente com o valor desembolsado pelo Criador e Administrador do Fórum Contábeis, o Rogério (este "tira dinheiro do bolso" para manter o Fórum no ar).

Diante do exposto não temos condições ainda de termos o Banco de Dados mais eficiente do mercado, apesar do Rogério estar fazendo todo o esforço possível (e impossível) para conseguir.

Com isto, precisamos de cuidar para que toda a mensagem postada no Fórum Contábeis traga um proveito para todos, com informações que realmente irão nos ajudar em nosso dia-a-dia.

Atualmente, somente nesta sala de Legislação Federal temos aproximadamente 574 tópicos sem resposta.
Já imaginou se todos resolvessem postar apenas para "subir o tópico" ou resolverem fazer um "ato de pedir ajuda"??
Indubitavelmente teríamos uma imensidão de mensagens sem nenhum proveito e que somente irão sobrecarregar o Banco de Dados do Fórum Contábeis, deixando o nosso acesso muito lento e nos sujeitando a mensagens de reclamação como esta aqui da Ana Paula Silva ("Postada Terça-Feira, 2 de março de 2010 às 12:02:51").

a moderação veio somente para ser massante na cobrança de regras ao invés de incrementar a resposta.

Lamentavelmente, a moderação tem perdiddo muito tempo cobrando a execução das nossas Regras.
Muitos, mesmo declarando ja ter lido e relido as Regras, persistem em infringí-las, cabendo a nós (moderadores) ficar corrigindo, avisando, editando, etc.
Confesso a você que lamento muito ter que ficar avisando, me justificando (como estou fazendo nesta postagem) dentre outras "percas de tempo".

Sinto muita falta do tempo em que eu me preocupava apenas em postar ajudas e complementar respostas dos amigos.
Fazendo assim, além de ajudar aos amigos, eu conseguia aprender muito mais do que estava ajudando.

Mas, camo já está estabelecido nas Regras doFórum:

"3 - Moderadores
São usuários encarregados em analisar o conteúdo das mensagens, verificando se as mesmas estão de acordo com as Regas do Fórum. Responsáveis pela organização e bom funcionamento do Fórum em relação aos usuários. Tem autonomia para advertir os usuários e fazer cumprir as Regras previstas.
Acessam e participam de discussões em uma sala restrita, onde são debatidas as diretrizes do Fórum.
São tarefas dos Moderadores:
- Fixar tópicos de acordo com a relevância e importância do tema.
- Trancar tópicos.
- Excluir mensagens e tópicos de acordo com o previsto nas Regras.
- Editar mensagens de acordo com o previsto nas Regras.
- Qualificar mensagens dos usuários.
- Trocar (mover) o tópico de sala quando o mesmo for postado em local inapropriado.
- Anexar arquivos em tópicos
".

Humildade aos senhores moderadores.

Se permitir este tipo de postagem (postar para "subir o tópico") for humildade, esta "humildade" poderá colocar em risco a permanência do Fórrum Contábeis no ar.

Desta forma, editar, excluir, avisar, etc., não é soberba ou falta de humildade dos moderadores, mas sim um ato de boa vontade em deixar para trás tempos preciosos e obrigações profissionais para ajudar na manutenção e controle do Fórum Contábeis.

...

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

há 15 anos Sábado | 3 abril 2010 | 18:54

Okay.

Caso encerrado.

A vida ensina, mas depois cobra a lição.

Vanderlan

Obs: Só não remova o post, pois ainda não imprimi.

Vanderlan Falcão
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade