x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 551

Carnê Leão - Recebimento x Pagamento de Comissão

DAIANE OLIVEIRA

Daiane Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2020 | 12:05

Olá Colegas! Dentista  possui Consultório próprio. (Pessoa Física), faz carne leão mensal.

Faz acordo com primo que também é Dentista (Pessoa Física), para atuar no seu Consultório.

Contudo, fica acordado que o Dentista Dono do Consultório vai pagar uma comissão de 50% sobre todo o valor dos procedimentos (Clientes atendidos pelo Primo Dentista).

O dentista dono do Consultório (PF) recebe todo o dinheiro e na maquininha e mensalmente repassa os 50% referente aos atendimentos que o outro dentista executou. Posso lançar como despesa dedutível (Pagamento a terceiro) no Carnê Leão do Dentista  que possui Consultório próprio. (Pessoa Física), essa comissão de 50% dos atendimentos executados?

E como documentar essa (terceirização|prestação de serviços de terceiros)? Como Comprovar o pagamento deste valor ao dono do Consultório? Um recibo em nome dele com a descrição do que está sendo pago, seria suficiente ao fisco? Ou seria necessário um RPA e reter IR e INSS na fonte?

O outro dentista que também é (PF) vai precisar fazer Livro caixa mensal? Dar entrada do livro caixa de recedimento dessas comissões recebidas, é isso?

Esse procedimento está dentro do permitido na legislação da Receita Federal (Carne Leão)? Se não está qual o formato correto?

Conto com a contribuição de vocês para este esclarecimento.

Obrigado.

Daiane Oliveira

Mentora e Coach de Empreendedorismo Contábil, especialista em Gestão Empresarial e em Gestão de Pessoas. Criadora do Método "Contador Home Office de Sucesso".
Ajudo empreendedores a criarem negócios buscando aliar alta performance com qualidade de vida.
Bacharel em Ciências Contábeis. 
Cursos de formação em Business Coaching, em Atração de Clientes e em Psicanalise Clinica.

Linkedin:  daianeoliveiracoachdenegocios Instagram: daianeoliveiracoachdenegocios

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.