Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 93

Declaração Final de Espólio

Irlene Pereira da Silva

Irlene Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Financeiro
há 3 anos Domingo | 22 novembro 2020 | 14:21

Boa tarde. Estou com dúvidas para concluir a declaração final de espólio. 

Minha amiga faleceu no mês 02 do ano de 2007; em 2008 fiz a declaração normalmente,   a partir  de 2009  até o ano de 2016  fiz como espólio, e deixei de declarar dois ano 2017 e 2018  e no ano  2019 a 2020 fiz as declarações   como espólio também.   Preciso saber se é obrigatório eu declarar os dois anos que ficaram pendente ? e se posso declarar como espólio  uma vez que o inventário não  estava pronto. E caso seja  necessário fazer as retificações; conforme inventário ; se terei que fazer em todas as declarações  ?ou somente na última ? e quanto a declaração do herdeiro que é  menor de idade ? posso fazer somente na última ? ápos o término do inventário? e quanto ao CPF? será automaticamente cancelado após concluir as retificações.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 22 novembro 2020 | 15:52

Colega
Se o conjunto de informações, que você tem feito como espolio, continuam sem alteração, e no período em que você não declarou, não houve situação nenhuma especial, que envolvesse os termos já declarados. Não precisa fazer as tais que faltaram, somente a atual. Quanto a declaração, ser ajustada em função do termino do inventario, pois aparentemente, esta em desacordo com o mesmo, este ajuste de declaração e feita somente na ultima., não sendo necessário retificar as anteriores. Quanto a declaração do herdeiro menor só e feita na ultima. Quanto ao CPF, ele não e cancelado automaticamente agora não, pois tem um tempo para isso ocorrer, mas quanto a isso não se preocupe, o sistema e que ira fazer, na época adequada. Pois pode existir pendencias que apareçam posteriormente, com relação ao CPF, passado um tempo fixado na legislação  ele e Cancelado.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2020 | 06:40

Colega
Por nada, já passei por esse tipo de aflição e fui ajudado também. Em acréscimo as orientações, se existe um advogado assistindo e bom expor isso a ele. Pois pode ter detalhes, os quais não tive conhecimento, portanto a orientação se prende aos fatos relatados unicamente. Porem  podem existir detalhes entende, só e um alerta, mas caso não seja o caso , toque em frente, boa sorte.. Podendo ajude ao próximo também, faz bem a alma, certamente. Grato pelas palavras gentis.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.