FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 11
acessos 1.929
Camila Aurungo
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 30 março 2010 | 19:32
Ola a todos,
Estou com uma duvida tenho dependente menor de 18 e nao tem CPF, como poderia lançar ele como meu dependente??? Já tentei sem colocar o CPF mais da erro e nao tem como transmitir...Alguem poderia me ajudar fico muita grata.
Obrigada desde já.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 30 março 2010 | 20:47
Boa noite Camila,
Verifique se você informou a data correta de nascimento deste dependente.
O programa não recusa menores de 18 anos que não possuam CPF, nem mesmo no caso em que eles tenham completado 18 anos no decorrer do ano de 2009.
...
Camila Aurungo
há 15 anos Terça-Feira | 30 março 2010 | 21:28
Ola Saulo,
Então coloquei sim a data certa e o codigo no dependente coloquei 21...
E mesmo assim continua dando erro pedindo o CPF , pois preciso lançar a escolinha dele
Saulo Heusi
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 07:03
Bom dia Camila,
Se você colocou a data correta, provavelmente durante a instalação do programa deve ter havido algum problema até então desapercebido.
Via de regra este tipo de problema é corrigido pela simples reinstalação. Experimente instalá-lo novamente.
...
Patrick Luiz Bento da Silva
Iniciante DIVISÃO 4 , Chefe Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 17:24
Boa Tarde
Em 2007 recebi um titulo de capitalização no valor de R$ 600,00 foi retido R$ 180,00 porem neste ano não fiz a DIRPF devido estar isento, posso estar declarando este ano o valor.
Camila Aurungo
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 17:39
Onde posso lançar a escola do meu dependente menor de 18 anos?
obrigada
Carine Cristine
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 abril 2010 | 00:43
Camila, você lançará na ficha Pagamentos e Doaçoes no Código 1- Despesas com Instrução no Brasil , depois informe o nome da Escola, CNPJ e por fim o valor das mensalidades pagas no ano caléndário 2009.
Carine Gomes
Contadora
"Mais importante que adquirir uma grande sabedoria é a humildade na hora de transmiti-la." (Autor desconhecido)
Renivaldo de Campos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 13:08
Boa tarde!
por favor,
na declaração de imposto de renda, menor de 21 anos, sem rendimentos, mas com bens acima de R$ 300.000,00.
posso fazer uma declaração do menor com os bens e sem rendimentos?,
e utilizar o menor como dependente da declaração de seus pais??.
Abraço
Renivaldo de Campos
Saulo Heusi
há 15 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 14:01
Boa Tarde Remivaldo,
O fato de possuir bens e ou direitos no total superior a R$ 300.000,00 obriga este contribuinte à entrega da DIRPF.
É indiferente o fato de ele a entregar individualmente como titular, ou como dependente na DIRPF em que seus pais são os titulares, o que importa é que ele está obrigado a "prestar contas" com o fisco, ou seja, que declare os bens que possui.
...
Renivaldo de Campos
há 15 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 14:33
Saulo,
Obrigado pela ajuda,
utilizei o menor como titular, declaração enviada.
com bens do valor de R$ 356.000,00
Rendimentos R$ 0
Na declaração de seus pais não posso utiliza-lo como dependente!, pois já consta o CPF do menor como titular DIPF.
no cpf do menor existe as despesas com instrução, embora seja os pais quem paga.
para abater as despesas permitidas, seria melhor ter feito uma declaração(pais) com os dependentes com as despesas e seus bens???
agora tenho reverter essa situação??
Abraço
Saulo Heusi
há 15 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 07:21
Bom dia Renivaldo,
Você tem razão. Uma vez que o menor não tinha rendimentos, com vistas a dedução das despesas efetivadas com a instrução dele (menor), seria mais vantajoso ter declarado ele como dependente na DIRPF dos pais.
Não é aconselhável tentar reverter a situação, pois isto significaria ter que anular a entrega da DIRPF do menor via demorado processo administrativo.
...
Renivaldo de Campos
há 15 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 08:20
Saulo,
Bom dia!
concordo com você, obrigado novamente.
Abraço
Renivaldo