x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 3.123

dspj inativa 2009

Kellt Daniely Vieira

Kellt Daniely Vieira

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 30 março 2010 | 20:45

Boa noite,

Fiz erroneamente a declaração de DSPJ inativa 2009.

Preenchi o campo de empresa extinta, porém a empresa esta apenas inativa. A declaração referente ao ano de 2008 como inativa ja havia sido entregue dentro do prazo. E isso acabou gerando uma multa de 200,00 por atraso na entrega.

Fiz a retificação, porém, a multa permanesse.

Por favor,preciso de uma orientação de como proceder para resolver meu problema.

Atenciosamente,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 13:14

Boa tarde Kellt

Lê-se nas "Orientações Gerais" editada pela Receita Federal acerca da DSPJ Inativas que:

A apresentação de Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) - Inativa 2010 retificadora independe de autorização administrativa e tem a mesma natureza da declaração originariamente apresentada, substituindo-a integralmente.

Para retificar, será exigido o número do recibo da DSPJ - Inativa 2010 a ser retificada


Vale dizer que você só preecisa agir conforme as instruções acima, para retificar a DSPJ em questão. Nestes termos, retifique-a e ignore a multa emitida no primeiro caso.

...

Rogéria Silva Arantes

Rogéria Silva Arantes

Bronze DIVISÃO 4
há 13 anos Domingo | 2 maio 2010 | 18:21

Saulo Heusi,
Boa noite!

Me esqueci de declarar as DIPJs de 2009 de duas empresas inativas desde 2005.
Como devo proceder? Faço as DIPJ em Junho, porém sem movimento, ou terei que fazer com o prazo vencido e pagar as multas?
Desde já agradeço!
Rogéria Arantes.



Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 07:24

Bom dia Rogéria,

Se estavam comprovadamente inativas, elabore e entregue as Declarações de Inatividade (DSPJ) desde 2005.

A multa pelo atraso na entrega da DSPJ é menor do que a da DIPJ.

...

Rogéria Silva Arantes

Rogéria Silva Arantes

Bronze DIVISÃO 4
há 13 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 09:50

Saulo Heusi,
Bom dia!
Só para esclarecer melhor...
Eu me esqueci de entregar somente as declarações referentes ao exercício de 2009 (prazo vencido em março) que realmente estão completamente inativas (sem movimento).
Por este motivo pensei em entregar a DIPJ, pois o prazo é agora em Junho e não terei que pagar multa. Será possível?
Abs,
Rogéria Arantes.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 15:16

Rogéria, empresa inativa está dispensada de entregar DCTF e DACON. Se você entregar em atraso a declaração de inatividade, terá a multa só desta declaração, reduzida em 50%. Caso opte por entregar a DIPJ no prazo, provavelmente terá que entregar estas outras declarações também e terá um multa maior pra pagar.

Rogéria Silva Arantes

Rogéria Silva Arantes

Bronze DIVISÃO 4
há 13 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 10:24

Isis D Avila

Me desculpe não ter respondido antes, pois estava com vários problemas e agora é que estou podendo acessar o forum.
Obrigada pela sugestão.
Rogéria

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 21:39

Boa noite,colegas estou com uma empresa ativa,fora do simples,porem com 5 anos sem entregar nada,e nem passar a inatividade,outro colega faleceu e o cliente deixou pra la,ele tambem nao mais a documentaçao,se eu tirar via web e valida a ele,ou peço a ele pra ir a junta ou mesmo posso,agora ele deseja movimentar a empresa,ja fiz a busca e consta debito de dipj, comercio varejista cnae 4744005,eu pensei em fazer a dipj 2009 e gerar multa depois de paga jogar ela na inatividade,e ativala novamente,e entregar a dipj 2010,o que acham,me deem umas dicas..obrigado.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 22:51


Leduardo, boa noite.

Desculpe, mas o seu texto está super confuso, difícil de ser entendido.

Voce diz que a empresa está ativa, e em seguiga fala de inatividade...

Para que possamos entender direitinho o que quer dizer, por gentileza, responda se a firma está ativa de fato ou inativa, sem quaisquer movimento.

eu pensei em fazer a dipj 2009 e gerar multa depois de paga jogar ela na inatividade,e ativala novamente,e entregar a dipj 2010


Voce deve agir de acôrdo com a realidade da empresa.
Se estiver ativa, além do pagamento dos impostos, deverá cumprir as obrigações acessórias (DCTF, DACON, DIRPJ). Se estiver de fato inativa, apresentar as declarações de inatividade, com os pagamentos das multas devidas.

Para esclarecimentos complementares, poste suas dúvidas de forma mais consistente e objetiva.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 23:41

boa noite,hugo,obrigado pelo seu auxilio,bom a empresa esta ativa,mas sem entregar obrigaçoes desde 2003,no meu caso pensei em declarar a ultima dipj 2009, imaginava que a receita excluisse as outras,que nao foram feitas,a empresa estava incluida no simples nacional, mas foi excluida em 2004,eu gostaria do auxilio do amigo no sentido que o mesmo tinha um contabilista que faleceu,e nao existe a documentaçao como proceder.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.