Ricardo Zananiri
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados Colegas;
lnformo que estou tentandoobter uma procuração RFB para teracesso aos serviços do e-CAC, visto que a empresa em questão está com oCNPJ baixado.Anecessidade da procuração surgiu em razãode precisar transmitir o ECD ICMS/IPI queencontram-se em aberto no SEFAZ. Esse impedimento impossibilita concluir a
baixa da referida inscrição estadual.
Após 3 tentativas, rogo pela valiosa ajuda de V.Sas.Primeiramente, preenchi o formuláriode Solicitação de Procuração para a Secretaria da Receita Federal do Brasilno qual foi gerado um código,de controle, sendo assinado e reconhecido firma em cartório do Representante
Legal da empresa Outorgante, em sequência, criei uma senha para acesso ao e-CAC
do Representante Legal da empesa em razão do mesmo não possuir certificado
digital e a empresa por esta baixada no CNPJ inviabiliza a obtenção do mesmo (e-CNPJ). Posteriormente,para protocolar a Solicitação de1 Cadastramento deProcuração RFB, acessei dentro do portal e-CAC do Representante Legal (Pessoa Física)
no ícone de Processos Digitais a abertura do Dossiê Digital de Atendimento (DDA)
assinalando cadastrar procuração para acesso ao e-CAC, bem como após juntada da
referida solicitação, foi apostoos 5 últimos caracteres do código de controle no títulodo documento. Enviei para análise e obtive como resposta: "Pela presente mensagemfoi informado que o resultado da análise da Solicitaçãode Juntada de documentos foi de Não Aceita com a seguinte justificativa: "Não foi encontrada procuração com as informaçõesfornecidas. Acesse o e-CAC esiga as orientações contidas no despacho de Orientações ao Contribuinte",
resposta essa obtida nas 3 tentativas.Diante do exposto indaga o Consulente:1) Porque consta na decisão da análise que a procuração não foi encontrada com as 1 informaçõesfornecidas, uma vez que a mesma fol anexada, assinada pelo Representante Legal
e com firma reconhecida em Cartório?2) Porque ao Consultar a Solicitaçãode procuração RFB informando a palavra-chave e o código de controle, aparece a
seguinte mensagem: "Não: foi encontrada procuração para o Códigode Controle informado."?'
3) Essa solicitação já assinada e com reconhecida firmatem algum prazo para ser enviado pelo Dossiê Digital de Atendimento (DDA)?
4) Foi criadauma nova solicitação de procuração RFB porém ainda não foi enviada pelo “DDA” e
ao consulta-la apresenta a seguinte mensagem: "'Aprocuração ainda não foi conferida em Unidade de Atendimento da RFB.” Informo que essa consulta já tem mais de 2 dias, estou preocupado se estou correndo risco de após
envia-la pelo “DDA” receber a mesma mensagem: "Não: foi encontrada procuração para o Código de Controle informado."?'