Alexandre Carvalho
Iniciante DIVISÃO 3 , JornalistaMinha empresa foi excluída do Simples este ano, por um motivo que acredito ter sido um erro da Receita e por isso o caso está sob processo administrativo desde março. Justamente por estar com esse processo em andamento, estou conseguindo emitir notas fiscais.
O problema causado por tudo isso foi um tal de DEBCAD, que depois ficou constatado que estava associado a guias de GPS de 2018 e em atraso, mas já haviam sido pagas em 2018, de uma tacada só, em parcela única (o valor era um pouco abaixo de mil reais, não permitindo o parcelamento).
Por isso, vou enumerar algumas dúvidas e agradeço se alguém souber e puder responder a cada uma delas:
1 - Como pode algo tendo sido pago em 2018 gerar um DEBCAD que só apareceu para o contador no final de janeiro de 2020? Sendo referente a uma dívida de 2018, caso não fosse paga, eu já deveria ter sido excluído do Simples em 2019, certo?
2 - Meu caso está sob processo administrativo, e sabe-se lá quando sairá o resultado. O contador diz que, uma vez que eu apresentei toda a papelada provando que tudo foi pago, não há motivo para que ele seja indeferido. Está correto isso?
3 - Estando com um processo administrativo em andamento graças a esse maldito DEBCAD, isso seria um impeditivo para eu retornar ao Simples em janeiro de 2021?
4 - Caso esse DEBCAD ainda esteja aberto, é possível eu resolver logo essa questão pagando agora em dezembro de 2020? Como eu consigo fazer isso? Tentei de todas as formas checar se estão acusando outras pendências, mesmo eu sabendo que não existem, mas não consigo acesso ao e-CAC, pois pede um código que só é permitido a quem é optante pelo Simples, o que não é o meu caso desde janeiro.
Agradeço a quem puder ajudar.