x
2020-12-08T21:02:34-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 169

DISO PREENCHIMENTO

há 7 semanas Terça-Feira | 8 dezembro 2020 | 21:02

Boa tarde pessoal estou com uma duvida referente ao preenchimento da DISO pois é a primeira vez que precisei fazer uma regularização de obra minha duvida é a seguinte o cliente me enviou o antigo habite-se com área parcial de 280 m e o alvará com área total  de 548m onde o imóvel está com a destinação comercial/residencial como não tenho o projeto a cliente me informou o seguinte 280 e do térreo ou seja a loja 268 parte superior onde possui 4 apartamentos e 4 banheiros como seria a forma correta de preenchimento copiei estes dados a baixo  da Diso  e respondi na frente me bateu a duvida na arquitetura eles considera  Um andar  é um nível de um prédio acima do nível do chão. O Dicionário Priberam define como "pavimento de uma edificação acima do rés do chão = PISO" então 
 Dados da Obra: Informações de enquadramento Destinação do Imóvel Obra           

Número de unidades             Número de Pavimentos    Unidades com até 2banheiros   Unidades com 3 banheiros  Unidade com 4 banheiros                                                                                
Residência - Unifamiliar                                               
Residência - Multifamiliar / Edifício -  seria 1?                                                                        pavimento seria 01?--------------------------------------------e o numero de banheiro 4
Residencial
Hotel, Motel, SPA, Hospital
Comercial Andar Livre
Comercial Edifício Garagem
Comercial Salas e Lojas        01a loja seria correto nesse campo---------------------------------------------------------------- pavimentos 01?
Galpão Industrial
Casa Popular
Conjunto Habitacional Popular

pessoal se alguém poder me esclarecer essa duvida pois só estou de posse como mencionei acima do habite-se e alvará

há 6 semanas Quinta-Feira | 10 dezembro 2020 | 11:18

Bom dia Clesiene,

creio que esteja correto, 01 pavimento para a unidade familiar e 01 pavimento para a sala comercial.

Art. 322. Considera-se:
XIV - pavimento, o conjunto das dependências de uma edificação, cobertas ou descobertas, situadas em um mesmo nível, com acesso rotineiro aos ocupantes e que tenha função própria, tais como andar-tipo, mezanino, sobreloja, subloja, subsolo;

XI - edifício, a obra de construção civil com mais de um pavimento, composta ou não de unidades autônomas;

Auditor Contábil e Fiscal
Professor EAD em Legislação Previdenciária e Trabalhista
http://ivanrzatki.com.br
https://www.youtube.com/c/professorivanrzatki
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.