x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 206

ganho de capital - alienação de bens imóveis

Junior

Junior

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2020 | 09:17

Olá bom dia á todos!
Como é a primeira vez que estou preenchendo o programado do GCAP, estou com uma dúvida referente ao ganho de capital pessoa física na alienação de bens imóveis.

A dúvida é a seguinte: Tenho um cliente que vendeu o imóvel residencial dele por R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e parte desse dinheiro foi aplicado em outro imóvel residencial no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) tudo isso dentro dos 180 dias (Lei 11.196/05 Art. 39).

Vendeu: 25/01/2020
Comprou: 30/01/2020

Dentro do programa GCAP na aba ''Cálculo do imposto'' eu estou lançando as parcelas conforme o contrato de compra e venda, então conforme o meu cliente vai recebendo ele também já vai aplicando no outro imóvel e eu vou gerando a guia do ganho de capital.

Acontece que a partir da 7° parcela(mês) que lancei, o programa me da a seguinte mensagem: Não é permitida a aplicação da redução presente no art. 39 da lei 11.196, de 2005 em parcelas, decorrido período superior a 180 dias da data de alienação do imóvel.

Alguém poderia me ajudar? Pois pensei que essa Isenção do Art. 39 seria apenas o período que tinha para adquirir outro imóvel e não somente 6 meses no recebimento e aplicação de outro bem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.