x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.489

RETENÇÃO DO INSS - SOBRE SERVIÇOS PRESTADOS DE PF PARA PREFEITURA

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2020 | 08:13

Prezados colegas. bom dia!

Estou com uma dúvida.

Uma pessoa física que presta serviços para uma prefeitura num valor hipotético de R$ 10.000,00, nesse caso a prefeitura deve reter qual
alíquota do INSS? É 11% sobre 10 mil? ou retém o teto do INSS que é sobre a BC de R$ 6.106,06 (valor  R$713,09)?

E por ser prefeitura vai reter 5% do ISS? Correto?

E também haverá a retenção do IRRF?  Qual a alíquota? (aplica 27,5% e desconta R$ 1.467,21(5ª faixa?))

Grato se puderem me ajudar....

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 08:50

Bom dia Diogo
A prestação será através de PJ ou PF mesmo? 
Se for PJ existem algumas regrinhas para reter o INSS de 11%. PF se eu não me engano entra como prestador autônomo, com emissão de nota fiscal avulsa e retenção bem alta de INSS chegando na casa dos 20%.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Michael Sladek

Michael Sladek

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Domingo | 27 dezembro 2020 | 22:28

Buenas,
Na RPA o órgão público vai descontar INSS 11%, limitado ao teto do INSS.
ISS vai depender da atividade, em alguns municípios o valor que o autônomo paga é fixo e anual (alguns municípios cobram o valor numa única vez, outros a cada 6 meses, enfim varia de município p município), teria que verificar o código tributário municipal.
Além disso, será descontado o IRRF, a alíquota vai depender do valor depois de descontado o INSS, no caso do IRRF, dependendo de quanto o autônomo faturar no ano pode reaver estes valores na declaração de ajuste anual.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade