x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.525

Corretor de seguros com foco em venda de planos de saúde é ANEXO V?

Gabriel Mendes Carrer

Gabriel Mendes Carrer

Iniciante DIVISÃO 2 , Corretor(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2020 | 10:40

Boa tarde, tudo bem?

Atualmente tenho uma corretora de seguros, CNAE 66.22-3-00 - Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde.

Sou focado em vendas de planos de saúde e sempre emito as NF com o código 6114 (Agenciamento, corretagem ou intermediação de planos de saúde.)

Tenho uma contabilidade me falando que me enquadro no Anexo III e outra falando que por ser esse código é Anexo V.

Em qual anexo realmente devo ser enquadro III ou V?

Desde já, muito obrigado!

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2020 | 11:35

Bom Dia

Sua atividade está no III e no V, mas pra vc ter certeza de qual usar é preciso calcular o fator R.

Fator R é o cálculo utilizado para determinar a faixa de tributação de uma empresa optante do Simples Nacional. Seu resultado serve para definir se o negócio se enquadra nas alíquotas do Anexo III ou do Anexo V desse regime tributário.

A fórmula de cálculo é simples e pode ser feita apenas dividindo o valor da folha de salários pelo faturamento bruto, como segue: Fator “r” = folha de salários dos últimos 12 meses / receita bruta dos últimos 12 meses

Abç

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Gabriel Mendes Carrer

Gabriel Mendes Carrer

Iniciante DIVISÃO 2 , Corretor(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2020 | 11:46

Obrigado pela resposta Telma!

Eu já fiz o calculo do fator R e não me enquadro, pois atualmente só tenha um estagiário que me auxilia.

Então no caso de vendas de planos de saúde sou tributado com base no Anexo V?

Caso venda um seguro automóvel sou tributado no Anexo III?

É essa logica mesmo? O anexo que vou ser tributado é com base no código de serviço que emito a NF?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2020 | 13:17

Oi Gabriel,

As 2 atividades são no III, pois trata-se de corretagem.

Passa para o IV caso alcance o fator R.

Abç

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade