x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 4.208

Freelancer, como declarar imposto de renda?

Tainá

Tainá

Iniciante DIVISÃO 1, Free Lancer
há 3 anos Domingo | 3 janeiro 2021 | 01:39

Olá,

Trabalho como social media freelancer (de forma autônoma) e gostaria saber como devo declarar o Imposto de Renda.
Presto serviços a pessoas júridicas, assim como pessoas físicas, e gero nota fiscal desses pagamentos como pessoa física autônoma (ISS). Portanto, tenho os CNPJs ou CPFs dos meus clientes.
Como deveria ser feita a declaração nesse caso?

Agradeço à ajuda desde já! 

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 3 janeiro 2021 | 09:41

Bom dia Tainá, 

Ao prestar serviço como Autônomo você deve estar atenta à obrigatoriedade de apurar seu imposto de renda através do Carnê Leão,   programa disponibilizado pela Receita Federal que permite tanto a escrituração do Livro Caixa como o cálculo do imposto a pagar. 

No Carnê Leão você deve registar, mensalmente, as receitas obtidas com seus clientes pessoa física bem como suas despesas, tanto as dedutíveis como as não-dedutíveis. No ano seguinte se exportar esse arquivo para a Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física. 

Você pode obter mais informações sobre o Carnê Leão aqui.

Quanto aos clientes pessoa jurídica a responsabilidade pela retenção e recolhimento, tanto do INSS como do Imposto de Renda, é do tomador de serviços. Esse, ao efetuar o pagamento dos seus honorários, emite um RPA contendo o valor bruto, o saldo das retenções e o valor líquido. No ano seguinte você informar esses ganhos em sua Declaração de Imposto de Renda como Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica (lembre-se de solicitar a cada um de seus clientes PJ o Informe de Rendimentos caso tenha tido retenção de imposto de renda).

Espero ter ajudado. Caso tenha mais dúvidas basta responder esse post. 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.