Boa tarde!
Tive esse mesmo problema com a Shopee, em uma compra que fiz o vendedor cancelou sem minha autorização e não fui estornado pela taxa de IOF, e realmente esse IOF para compras nacionais cobrados pela Shopee é totalmente ilegal, nos dias da compra reclamei com eles sobre isso e sempre alegam as mesmas coisas para todos, inclusive tem centenas de pessoas no Reclame qui com as mesmas reclamações. Me pediram para entrar em contato com a Ebanx que é a intermediadora de pagamento, mas o consumidor compra é no site deles não da Ebanx então a responsabilidade tem de ser deles e não de terceiros. Eles estão infringindo o CDC ao esconder essa taxa e ela só ser mostrada na etapa de finalização de pagamento, pois os valores devem estar visíveis na página do produto ou então no carrinho de compra junto com o frete se houver, mas só aparece no fim, e outra infração é não devolver integralmente em caso de cancelamento pois de acordo com o CDC dentro de 7 dias para arrependimento a devolução obrigatoriamente deve ser integral inclusive com valor de frete se houver. e não há desculpa para não estornaram também a taxa de IOF que nem deveria estar inclusa. Já passou da hora dos órgãos de defesa do consumidor tomarem uma atitude quanto a isso, pois caso contrário irão continuar cometendo tal prática ilegal, apesar de serem uma empresa internacional devem respeitar as Leis daqui, até porque o domínio do site da Shopee no Brasil é .com.br e isso por si só já deixa claro que está sediada no nosso País sem ter desculpas para utilizar de métodos internacionais, inclusive também disse isso a eles. E também tem vários intermediadores que não cobram tal taxa, como Paypal que reconhecido internacionalmente, além de outros locais como Mercado Pago, PagSeguro e entre outros. Compro na internet há mais de uma década e nunca tive esse taxa em compras nacionais somente nas internacionais como Ebay e outros que aí sim é devida.
E digo uma coisa, quem comprar com eles que receberem essa taxa que não deixe barato, se não resolverem façam reclamações no Reclame Aqui, Consumidor.gov, e quem tiver Procon na cidade que denuncie, pois não é certo, e para mim o que é certo é certo e o que é errado é errado.