x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 344

IRPJ A RECUPERAR

Vania

Vania

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 09:41

Bom dia!

Segue cálculo do IRPJ real trimestral 
IRPJ Apurado                            4.000,00
Compensação IR Retido       12.000,00
total IRPJ                                   (8.000,00)
Ou seja, temos um IRPJ a recuperar de 8.000,00 este valor refere-se ao 3º trimestre

A minha dúvida é como compenso este IRPJ  a recuperar?
Por exemplo se no 4º Trimestre o IRPJ a recolher for de 12.000,00 posso abater o valor de 8.000,00 de IRPJ a recuperar? este valor devo atualizar pela Selic?

Obrigado, 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 11:12

Bom Dia

No trimestre que houve crédito significa que houve prejuízo e vc poderá compensar em 30% para abater o trimestre que ficou devedor.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Vania

Vania

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 13:28

Boa tarde Telma!

Não deu prejuízo, deu lucro no trimestre, mas a empresa tinha IR retido a compensar , por isso deu IRPJ  a recuperar.
Não posso compensar como prejuízo na parte B do Lalur, pois não é prejuízo e sim IRPJ a recuperar.
 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 13:37

tinha IR retido a compensar: neste caso utiliza o PERD/COMP para compensar o que precisa pagar.

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.