Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 4.686

Nota Fiscal - Importação (Entrada)

Marcelo Urbano

Marcelo Urbano

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 9 abril 2010 | 08:39

Bom dia caros colegas,

Estou com uma dúvida, espero que possam me orientar.

O que fazer quando importamos e no primeiro momento esta tudo bem, inclusive passa pelo fisco, emitimos a nota de entrada (nacionalizamos a mercadoria, recolhemos todos os tributos incidentes) e quando vamos dar entrada no nosso estoque, percebemos que ao inves de 100 mercadorias como descrita em nota fiscal, vieram apenas 80 mercadorias...?

O meu fornecedor tem ciência disso e emitiria uma "nota fiscal" corrigindo a nota fiscal anterior e inclusive arcaria a diferença, seja em numerários ou em descontos na proxima aquisição.

Eu sei que não tem previsão legal nesse aspecto, mas espero que uma situação parecida ja tenha ocorrido com voces.

A dúvida é, preciso contabilizar a minha nota, porém, há divergência entra a nota fiscal e o material recebido, o que fazer? Na nota diz que tem 100, fisicamente tem 80.

Obrigado espero ter explicado a dúvida...

Diogo Paulo Gretter

Diogo Paulo Gretter

Bronze DIVISÃO 3 , Controller
há 15 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 04:05

um dos segmentos que trabalhei era importação de alimentos então passava por esta situação diariamente.

tem tres alternativas:

1. Fazer uma retificação da DI e pagar a multa de 1% (normalmente)sobre a importação toda, sendo assim vai recalcular os tributos e reduzir o imposto pago a maior;

2. fazer nota de baixa por "quebra, deterioração ou roubo" (cfop especifico) e estornar o credito dos impostos pagos na importação;

3. Fazer baixa por inventário;

a opção "correta" é a primeira.

Att.
GRETTER

Steffany Santana

Steffany Santana

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2011 | 18:21

Pessoal, boa noite.

Temos um cliente que importou artigos eletrônicos da China em 12/2010, no montante de R$ 5.000,00

Os documentos que recebemos desse cliente foram:
a - Comprovante de Importação
b - Declaração Simplificada de Importação e
c - Proforma Invoice.
Os impostos de importação foram obviamente pagos

Dessa forma, a empresa desse cliente teria que gerar nota fiscal de entrada? caso sim, como é feita essa "nacionalização do produto", cfe exposto pelo Marcelo na mensagem acima?

Quem se dispuser a deixar algumas dicas a respeito, antecipadamente agradeço.

Muito grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade