x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 870

Valores recebidos do MEI em conta bancária

Guilherme de Souza Tavares Bezerra

Guilherme de Souza Tavares Bezerra

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2021 | 01:14

Não emite nota fiscal, só recebe valores das vendas através de transferência bancária e cartão de crédito/débito, que a administradora de cartão também deposita na conta. Quero saber se preciso incluir os valores de simples transferências bancárias na declaração anual de rendimentos.... ou apenas as oriundas de cartão.

Felipe

Felipe

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2021 | 06:33

Bom dia Guilherme, o procedimento correto é de se informar na DASN o valor total das receitas auferidas, independente da forma pela qual foi realizado o recebimento. Qualquer procedimento divergente, incorre em riscos que devem ser avaliados.

Veja no portal do SEBRAE que diz claramente que deve ser informada a Receita Bruta Total auferida no ano.

www.sebrae.com.br

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2021 | 10:01

Colegas;
A resposta do colega FELIPE e a mais adequada e correta, não desmerecendo as outras, também boas mas incompletas. Os empreendedores enquadrados como MEI, precisam ficar atentos, pois existe o balizamento do teto da RECEITA, devem possuir um controle mesmo que rudimentar de suas receitas, para não extrapolar o teto e se desenquadrarem, e térm. muitas dores de cabeça.. Outro aspecto importante e que devido a não poderem em sua maioria contar com uma assistência profissional, e se aplicarem no aprendizado, nas instituições que transmitem esses conhecimentos como o SEBRAE e outras organizações
 Agora a observação principal, focada na consulta;  O governo possui não só o federal mas o Estadual e o Municipal, instrumentos. de controle  das receitas ( diversos programas e meios), sendo o principal o DECRED, , o qual informa todas as receitas recebidas pelo MEI, quando as informações bancarias também, logo , todo cuidado e pouco,, inclusive com o PIX também, e essa e a função do governo, fiscalizar e arrecadar, portanto procurem fazer a coisa corretamente, para evitar, dores de cabeça e gastos desnecessários do suado dinheirinho.
Sds, Ribeiro
#Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.