FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 2
acessos 21.104
Enquadramento de posto de gasolina
Elaine Ferreira
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Técnico
há 15 anos Domingo | 11 abril 2010 | 21:58
Boa Noite,
Tenho um posto de gasolina que está como Lucro Real, porém o sócio quer saber se ela não pode ser enquadrada no simples nacional, mas o posto como lucro real tem credito nos insumos não paga pis e cofins , somente irpj e csll se der lucro no resultdado do exercicio gostaria de saber se é viavel , ou seja , se a atividade pode ser enquadrada no simples e se ela tem algum beneficio ou prejuizo com isso. Agradeço desde já as informações prestadas!
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 11 abril 2010 | 22:45
Boa noite Elaine Ferreira!
Em uma consulta no nosso Portal Contábeis verificamos que Postos de Gasolina podem sim ser tributados pelo Simples Nacional, recolhendo seus impostos pelo Anexo I.
Agora, saber se é ou não viável a opção por este regime de tributação (Simples Nacional) somente poderá ser possível com um completo "estudo tributário" da empresa, levando em consideração vários pontos fundamentais, como por exemplo, o total da folha de pagamento da empresa.
Desta forma, para um Posto de Gasolina a melhor opção pode ser o Simples Nacional e para outro Posto de Gasolina, que é a mesma atividade, pode não ser.
Nesta postagem temos um pequeno estudo tribnutário para uma empresa (Posto de Gasolina) no Lucro Presumido que poderá ser útil em seu estudo.
Sobre a "tributação monofásica" das empresas do Simples Nacional, veja esta postagem.
Ainda é aconselhável uma pesquisa em nosso Banco de Dados.
Bons estudos!!!
Sempre pesquise antes de postarVisite o meu
Facebook.
***CCB
Elaine Ferreira
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Técnico
há 15 anos Domingo | 11 abril 2010 | 23:21
Obrigada Wilson por essa ajuda e, pelo que entendi...nesse caso o posto não irá se beneficiar das isenções de pis e cofins sobre os combustiveis , está correto esse raciocinio? porque se for assim dependendo do faturamento realmente essa forma de tributação é inviavél e se optar também pelo presumido , será que o posto também perde essa isenção? Agradeço desde já pela sua atenção e colaboração!