x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 145

Como declarar imposto de renda sobre venda direta?

GERALDO MAJELA MARQUES MOUTINHO

Geraldo Majela Marques Moutinho

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2021 | 14:21

vi uma postagem do GLEIDSON GOMES no último dia 29 de janeiro acerca de um parecer da sefaz mg sobre procedimentos da venda direta e gostaria que fosse compartilhada comigo a consulta realizada por ele. sou revendedor de produtos de venda direta avon e natura e também estou à deriva em relação aos procedimentos quanto à tributação do imposto de renda. até onde sei o assunto é regulado no âmbito estadual por uma legislação específica que proíbe, inclusive, a emissão de nota fiscal de entrada em PJ derivada da venda de produtos por uma PF. Contudo essa legislação não encontra concordância da receita federal. assim sigo na dúvida e no total desamparo. Mas estou sempre pesquisando a evolução do tema e acabei chegando até vocês. Por isso estou pedindo o compartilhamento da consulta realizada pelo Gleidson. Pode ser mais uma informação que agregue  às demais. Aliás se tiverem outras informações relativas ao tema agradeço repassá-las. desde já agradeço pela oportunidade e atenção. abrs. Majela

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2021 | 17:47

Boa Tarde

O IR é regulamentado pela Receita Federal.
Aqui em SP, os revendedores de Avon, Natura, Mary Kay, devem se atentar ao limite para obrigatoriedade de declarar o imposto de renda.

Só isso.

EM MG é diferente? 

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
GERALDO MAJELA MARQUES MOUTINHO

Geraldo Majela Marques Moutinho

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 3 anos Sábado | 6 fevereiro 2021 | 10:59

Olá Telma.
A receita federal vem enquadrando revendedores como equiparados a PJ e os autuando por conta disso. Eu mesmo sou um dos autuados e estou nessa lide a quase 8 anos. Por isso corro atrás de qq informação ou dado que possa me ajudar a evoluir no tema.

Eu também imaginava que bastava fazer o livro caixa e declarar na PF. Mas não é simples assim, infelizmente.
Tenho vasto material acumulado ao longo destes 8 anos e disponíveis para quem precisar/interessar.
abrs
Majela

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.